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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sobreira, Sergio | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Maryrluce dos Santos | - |
dc.creator | Cerqueira, Maryrluce dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T17:15:40Z | - |
dc.date.available | 2019-07-05T17:15:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-18 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30001 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propôs a dar visibilidade à atuação das dançarinas de pagode baiano, reconhecendo o papel de protagonista que as mulheres ocupam nessa indústria musical. O debate sobre o tema ocorre no vídeo-documentário Quem mete dança é ela: protagonismo feminino no pagode baiano, que conta com o depoimento de três dançarinas do ritmo e a participação de pesquisadores das áreas de dança, música (pagode baiano) e dos estudos de gênero. Os argumentos que justificam a pesquisa, elencados neste memorial descritivo, partem dos relatos históricos que evidenciam a importância da atuação das primeiras dançarinas de pagode baiano, inseridas no grupo É o Tchan, para o alcance e sucesso nacional do ritmo. No entanto, desde aquele período até os dias atuais, bailarinas são estigmatizadas por conta da atuação profissional e da sua condição de mulher. Nesta pesquisa, o conceito de poder é acionado e reforça a tese das dançarinas de pagode baiano enquanto protagonistas, inseridas em um processo diário de ocupação de espaços e reafirmação da autonomia. Neste material, ainda são abordadas questões sobre as heranças históricas, étnicas e sociais que reforçam o preconceito endereçado ao ritmo e que é refletido no julgamento feito às dançarinas. Além disso, são aqui descritas as etapas práticas do processo de construção do documentário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pagode baiano | pt_BR |
dc.subject | Dançarinas | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Visibilidade | pt_BR |
dc.title | Quem mete dança é ela: protagonismo feminino no pagode baiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fontes, Malu | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Tamiz | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACOM/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Quem mete dança é ela - protagonismo feminino no pagode baiano_Maryrluce dos Santos Cerqueira_Memorial.pdf | 727,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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