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dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorCornélio, Iara Ferraz-
dc.creatorCornélio, Iara Ferraz-
dc.date.accessioned2019-06-17T13:54:09Z-
dc.date.available2019-06-17T13:54:09Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2018-12-19-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29861-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre os cargos de Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Tem como propósito compreender como Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais percebem os limites e possibilidades de suas atuações, tomando como referencial os processos formativos inerentes a cada cargo e analisando as consequências das similitudes no exercício de seus trabalhos. Constata-se que as semelhanças nas atribuições são causadoras de diversos entraves nos afazeres diários desses cargos e não colaboram para um trabalho de qualidade. Ao refletir sobre a política de formação desses profissionais, foi verificada a inexistência de formação específica para o exercício dos cargos pesquisados, seja no período de admissão ou no decorrer das carreiras. Isto ficou comprovado, pelos relatos que os servidores fizeram sobre as inseguranças e falta de orientações a respeito dos seus papéis ao ingressar no IF Sertão-PE e que ainda são percebidas diariamente. Para essa análise, uso a pesquisa qualitativa com abordagem metodológica do Estudo de Caso e, como fundamentação teórica utilizo as contribuições de Freire (1996), Nóvoa (2009), Libâneo (2010), Canário (2013), Placco e Almeida (2012), Domingues (2014). A investigação acontece através de análise documental, de observações in loco, da aplicação de questionários. O texto traz ainda uma proposta interventiva, pautada em uma perspectiva formativa, como o objetivo principal de consolidar, fortalecer e dar notoriedade à atuação do Pedagogo e do Técnico em Assuntos Educacionais a partir de dois grandes focos, sugerindo-se serem transformados em política pública do IF Sertão-PE. O primeiro será planejar e ofertar Formação Básica para todos os profissionais dos cargos em questão; o segundo, redimensionar os rumos do Fórum PedTAE para que se torne um espaço de Formação Contínua dos Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais que se traduza no reconhecimento efetivo da qualificação, como processo sem fim.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work aims to study the roles of Pedagogue and Technician in Educational Affairs within the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). In this sense, the purpose of this study is to understand how these professionals perceive the limits and possibilities of their actions, taking as reference the formative processes inherent to each position and analyzing the consequences of the similarities in the exercise of their works. It was possible to verify that the similarities in the attributions cause several obstacles in the daily tasks of these positions and end up interfering in the quality of the work. Reflections made on the training policy of these professionals made it possible to attest to the inexistence of specific training for the exercise of positions, either during the admission period or during careers. This was evidenced by the reports that the servants made about the insecurities and lack of guidelines regarding their roles upon joining IF Sertão-PE and that are still perceived daily. For this analysis, a qualitative research was used with Case Study methodological approach and the contributions of Freire (1996), Nóvoa (2009), Libâneo (2010), Canário (2013), Placco e Almeida (2012) e Domingues (2014) were used as a theoretical foundation. The research was developed through documentary analysis, in loco observations, as well as the application of online questionnaires. The text also presents an intervention project, based on a formative perspective, as the main objective of consolidating, strengthening and giving notoriety to the performance of the Pedagogue and the Technician in Educational Affairs from two major focuses, suggesting to be transformed into a public policy of the IF Sertão-PE. The first will be to plan and offer Basic Training for all professionals in the positions in question. The second will resize PedTAE Forum so that it becomes a space for Continuous Training of Pedagogues and Technicians in Educational Affairs that translates into the effective recognition of qualification as an endless process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogos- Formaçãopt_BR
dc.subjectTécnico em Assuntos Educacionaispt_BR
dc.subjectAtribuiçõespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectValorizaçãopt_BR
dc.subjectHabilitação ao cegopt_BR
dc.subjectValorização do trabalhopt_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.subjectTechnician in Educational Affairspt_BR
dc.subjectAttributionspt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.titlePedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais: um estudo de caso sobre as identidades profissionais no IF Sertão-PEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.refereesVenas, Ronaldo Figueiredo-
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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