https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2985
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público |
Título(s) alternativo(s): | DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação |
Autor(es): | Burnham, Teresinha Fróes |
Autor(es): | Burnham, Teresinha Fróes |
Abstract: | Este artigo é uma reconstrução sumária e parcial da dinâmica de construção de uma metodologia de análise de processos de tradução do conhecimento científico - conhecimento privado a uma comunidade específica - já submetido a uma primeira tradução como conhecimento escolar, para acesso a um público de não-cientistas: estudantes de nível médio. Toma-se a escola como lócus de investigação, levando em conta que esta é a instituição socialmente responsabilizada pela democratização da informação científica, na perspectiva de que esta se transforme em conhecimento pessoal de indivíduos sociais, compreendidos como sujeitos do conhecimento, pela agregação de significados relevantes à formação da cidadania. O texto caracteriza-se como uma memória teórica e experiencialmente referenciada, de uma investigação realizada há mais de duas décadas, através da qual foi produzida a primeira formulação desta metodologia que, depois de várias reconstruções (que continuam a se processar contemporaneamente), vem sendo a base dos trabalhos realizados pela Rede Cooperativa de Pesquisa em (In)formação, Currículo e Trabalho - REDPECT / UFBA, dedicada a participar na construção do novo campo interdisciplinar e multirreferencial da Info-Educação.O texto limita-se a apenas um dos "componentes" do processo de tradução: a dupla dimensão de (des)construção e (re)construção de estruturas conceituais formais de um ou mais corpos teóricos da área de Biologia. |
Palavras-chave: | Conhecimento Científico Conhecimento Privado Conhecimento Escolar Democratização da Ciência Comunicação Científica Scientific Knowledge Private Knowledge School Knowledge Democratization of Science Scientific Communication |
Editora / Evento / Instituição: | IASI - Instituto de Adaptação e Inserção na Sociedade da Informação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2985 |
Data do documento: | 2002 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo 03.pdf | 184,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.