Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29794
Tipo: Tese
Título: Comunicação nao verbal, ética, cinema e práxis pedagógica
Autor(es): Santos, Wilson Nascimento
Autor(es): Santos, Wilson Nascimento
Abstract: A presente Tese teve como meta considerar uma práxis pedagógica, enquanto possibilidade, via comunicação não verbal. Para tanto, destacou-se a Ética e a ludicidade como elementos importantes no processo de fundamentação. A estes se associou, para o efetivo exercício fenomênico-experiencial, o cinema. A categoria de construção desta pesquisa envolveu tanto a autobiografia quanto a base fenomenológica e o trabalho teórico clássico. O percurso traçado constou de um resgatar sintético das ideias interiormente desenvolvidas na Dissertação de Mestrado, referentes à Comunicação não verbal, com ênfase na corporal espontânea, e à Educação. Seguiu-se o destaque de dois exemplos sobre Ética: Epicuro e Jesus; após o que, uma reflexão associada a um relato vivencial sobre a ludicidade. Por fim, considerações sobre Educação e Comunicação, culminando em uma auto-experiência fenomênica na interação com produções cinematográficas. O resultado, ou melhor, proposta final, desse caminhar, foi promover a valorização do ser humano integral: corpo, alma, espírito, racionalidade, sensibilidade e outros rótulos de fragmentos utilizados, considerados simplesmente como elementos constituintes do ser humano; de cada pessoa. Neste sentido, o amor, enquanto ação de fraternidade: o amar, foi o termo em destaque, para se viver, e bem, num reconhecer da necessidade de percepção harmônica, de Ética, na relação eu-outromundo,sendo o processo educacional, em particular a utilização de diferentes espaços e recursos educacionais, sinalizado enquanto possibilidade para promoção de uma perspectiva fenomênica autopedagógica de construção do ser humano sincero, autêntico e ético.
ABSTRACT: This thesis was aimed at considering the possibility of a pedagogical praxis via nonverbal communication. Ethics and ludicity were pointed out as important, founding elements. Cinema was added to these towards an effective phenomenic-experiential exercise. The building categories for this research encompass autobiography, a phenomenological basis and classical theoretical work. Its trajectory draws on a synthetic rescue of ideas previously approached in the master’s dissertation concerning nonverbal communication, emphasizing the spontaneous corporal communication, and education, goes on to point out two examples on ethics, namely, Epicurus and Jesus, and then reflects upon a living account on ludicity. Considerations on education and communication follow, and finally a phenomenic selfexperience in interacting with cinematographic productions is reported. The result, or rather, the final proposal of such a trajectory was valuing the human being as a whole: body, soul, spirit, rationality, sensitivity and other fragmentary labels usually employed, all considered simply as constitutive elements of the human being, of each person. Accordingly, love, viewed as a fraternity action, the loving action, was the highlighted word towards living, and living well, by recognizing the need for a harmonious perception, for ethics in the self- otherworld relationship. The educational process in this context, especially by using different educational resources and spaces, is pointed out as a possible tool to promote an autopedagogic phenomenic approach to build sincere, authentic and ethical human beings.
Palavras-chave: Linguagem corporal
Ética
Ludicidade
Cinema na educação
Prática de ensino
Body language
Ethics
Ludicity
Cinema in education
Teaching practice
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29794
Data do documento: 5-Jun-2019
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutorado.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.