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dc.contributor.advisorSilva, Jamile Borges da-
dc.contributor.authorMelo, Paulo Henrique de-
dc.creatorMelo, Paulo Henrique de-
dc.date.accessioned2019-06-04T18:15:18Z-
dc.date.available2019-06-04T18:15:18Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.date.submitted2019-03-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29779-
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa busca abrir espaço para uma reflexão acerca das reconfigurações narrativas transmidiáticas como estratégia didática. A partir da utilização de narrativas transmídia, objetiva-se analisar como tais narrativas são atualizadas por dispositivos tecnológicos digitais, a exemplo de celulares, smartphones e notebooks; que ainda geram controvérsias nos espaços de ensino do IF-Sertão Pernambucano, onde são recorrentes as reclamações de professores quanto ao uso desses dispositivos; pois, segundo eles, em depoimentos nas reuniões de Conselhos de Classe e sala de professores, a atenção e o interesse dos alunos voltam-se para outros fins, o que afeta o ensino-aprendizagem. O cenário apresentado se agrava nas turmas de quarto ano do Ensino Médio Integrado, em que a desmotivação dos alunos é apontada como um fator de evasão. A existência dessa interação constante entre o aluno (humano) e esses dispositivos digitais (não humanos) abre uma oportunidade ao professor de mediar essa relação e repensar o ensino de leitura, a produção de conhecimento, a aprendizagem, as subjetividades dos envolvidos no processo educativo a partir da inserção desses dispositivos como recurso pedagógico. A necessidade de encontrar um caminho para o uso de tais dispositivos motivaram um estudo de caso sobre a possibilidade de entrecruzar Literatura e Tecnologia Digital para entender de que modo a narrativa transmidiática ressignifica o ato de contar histórias, partindo de uma série de TV. Para tanto, foi adotado como referencial teórico, dentre outros, o discurso de Jenkins (2009); Massarolo (2013); Santaella (2004); Gatti (2005); André (2013, 2015); Geertz (2008); Thiel e Thiel (2009) e Lemos (2004). Os dados foram levantados através da audiência de episódios da série, da aplicação de questionários, da realização de grupos focais; com alunos do Ensino Médio Integrado e com alunos do primeiro período de Licenciatura do Campus Petrolina, além da observação participante e de pesquisa na Internet.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research project seeks to make room for a reflection about transmedia narrative reconfigurations as didatic strategies. From the use of transmedia storytelling we intend to analyze how such narratives are updated by digital technological devices such as cell phones, smartphones and notebooks; This still generates controversies in teaching at IF- Sertão Pernambucano / Campus Petrolina where there are recurrent complaints among the teachers regarding to the use of these devices; because according to them in statements at meetings of Class Councils and in the teachers' room the attention and the interest of the students have turned to other purposes and this has affected the teaching-learning process. The scenario worsens in the classes of the fourth year of the Technical High School, where the students ' motivation is reduced and this is cited as a factor of evasion. The existence of this constant interaction between the student (human) and these digital devices (not human) opens an opportunity to the professor to mediate this relationship and rethink the teaching of reading, the production of knowledge, the learning process with the subjectivities of the involved parts in the educational process by inserting these devices as a pedagogical resource. The need to find a way for the use of such devices led a case study about the possibility of intersection between Literature and Digital technology to understand how transmedia narratives resignify the act of storytelling starting with a TV series. For this purpose it was adopted as a theoretical reference among others the speech of Jenkins (2009); Massarolo (2013); Santaella (2004); Gatti (2005); André (2013, 2015); Geertz (2008); Thiel and Thiel (2009) and Read (2004). The data were collected through the audience of episodes of the series Game of Thrones, the application of questionnaires, the conducting of focus groups of Technical High School students and students of the first semester of Graduation Course at Campus Petrolina in addition to observation and research on the Internet.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectnarrativaspt_BR
dc.subjectestratégias didáticaspt_BR
dc.subjectEstudo e ensino – Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEducação – efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio.)pt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectTransmediapt_BR
dc.subjectnarrativespt_BR
dc.subjectdidactic strategiespt_BR
dc.titleTransmídia: reconfigurações narrativas e estratégias didáticas a partir da série Game of Thrones.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesXavier, Raimundo Claudio Silva-
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto César Rios-
dc.contributor.refereesSilva, Jamile Borges da-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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