Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29768
Tipo: Dissertação
Título: Espaços Makers como potencializadores da criatividade, ludicidade e compartilhamento de ideias no contexto acadêmico
Autor(es): Almeida, Maria das Neves de
Autor(es): Almeida, Maria das Neves de
Abstract: O presente trabalho aborda a criação de um Espaço Maker como potencializador da criatividade, ludicidade e compartilhamento de Ideias no Contexto Acadêmico, que foi delineado como Projeto de Intervenção a ser proposto ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. Seu objetivo é apresentar o Espaço Maker como uma alternativa viável de implementação das características da cultura hacker, de forma a se configurar como um modelo de experiência aberto, participativo, criativo e lúdico. Sem sobreposição de um dos aspectos sobre os outros, o Projeto de Intervenção se propôs a identificar alternativas de trabalho com os temas da criatividade, da ludicidade e do compartilhamento de ideias. Seu viés norteador perpassa pela construção coletiva e solidária de saberes, na perspectiva de que as ações e os projetos desenvolvidos em um Espaço Maker contribuam para dinamizar a vida acadêmica, influenciando positivamente no processo de ensino e de aprendizagem e, oportunamente, na qualidade das relações interpessoais. Para tanto, o caminho percorrido até a elaboração do Projeto de Intervenção incluiu a apresentação do Campus Petrolina em suas especificidades, o estudo dos referenciais teóricos e metodológicos que se constituíram como possibilidades de argumentação e reflexão acerca dos temas da ludicidade, da criatividade, do compartilhamento de ideias, da cultura hacker e da cultura maker, assim como a discussão sobre a influência das tecnologias digitais no âmbito da comunidade acadêmica do Campus. Por fim, verificou-se a produção de dados através da realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que incluiu o questionário, a observação assistemática, o diário de campo, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Os resultados obtidos a partir dos posicionamentos de estudantes, docentes e servidores técnicos administrativos a respeito das temáticas propostas fomentaram a apresentação do Projeto de Intervenção, valorizado, sobremaneira, pela riqueza das falas, registros, ilustrações e singularidades que fazem parte da dinâmica acadêmica do Campus Petrolina.
The present paper aproaches the Creation of a Maker Space as Potentiator of Creativity, Ludicity and Sharing of Ideas in the Academic Context, which was outlined as an Intervention Project to be proposed to the Federal Institute of Education Science and Technology of Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. Its aim is to present the Space Maker as a viable alternative to implement characteristics of the hacker culture, in order to be configured as an open, participatory, creative and ludic experience model. Without overlapping one aspects over others, the Intervention Project proposed to identify alternative work with the themes of creativity, ludicity and sharing of ideas. Its guiding bias permeates the collective and solidary construction of knowledge, in the perspective that the actions and projects developed in a Space Maker contribute to dynamize the academic life, positively influencing the teaching and learning process and, in a timely manner, in the quality of interpersonal relations skills. Therefore, the path taken up to the elaboration of the Intervention Project included the presentation of the Petrolina Campus in its specificities, the study of the theoretical and methodological references that were constituted as possibilities of argumentation and reflection on the themes of ludicity, creativity, sharing ideas, hacker culture and the maker culture, as well as the discussion about the influence of digital technologies within the academic community of the Campus. Finally, the production of data was verified through a qualitative approach, which included the questionnaire, asymptotic observation, the field diary, the semi-structured interview and the conversation circle. The results obtained from the positioning of students, teachers and administrative staff, regarding the proposed themes, promoted the presentation of the Intervention Project, which was highly valued for the richness of the lines, records, illustrations and singularities that are part of the academic dynamics of the Campus Petrolina.
Palavras-chave: Cultura Maker
Ética Hacker
Criatividade
Ludicidade
Compartilhamento de Ideias
Tecnologias
Ensino-aprendizagem
Technologies
Sharing of Ideas
Creativity
Ludicity
Maker Culture
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação(PGEDU)
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29768
Data do documento: 3-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.