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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29674
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Concepção de discentes acerca das metodologias de ensino adotadas pelas escolas médicas |
Autor : | Melo, Erika Andressa Simões de Matos Júnior, Ademário Barbosa, Guilherme Ribeiro Sampaio, Isadora de Macêdo Santos, Leandro da Cruz Melgaço dos Cavalcanti, Rodolfo José Ferreira Silva, Anekécia Lauro da Nery, Joilda Silva |
metadata.dc.creator: | Melo, Erika Andressa Simões de Matos Júnior, Ademário Barbosa, Guilherme Ribeiro Sampaio, Isadora de Macêdo Santos, Leandro da Cruz Melgaço dos Cavalcanti, Rodolfo José Ferreira Silva, Anekécia Lauro da Nery, Joilda Silva |
Resumen : | Tradicionalmente, o uso de metodologias de ensino-aprendizagem conservadoras foi bastante atuante na formação de profissionais na área da saúde. Com a dissociação dos ideais desses modelos dos princípios do atual sistema de saúde brasileiro, surgiu a necessidade de reforma no processo de ensino para os cursos de saúde no Brasil. Com a consolidação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais,várias instituições de ensino superior passaram a adotar métodos ativos de ensino-aprendizagem. Diante dessa nova realidade, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção dos estudantes de medicina quanto aos diversos aspectos das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas escolas médicas do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo, que teve como instrumento de coleta a plataforma do Google Forms. A amostra foi composta por 229 estudantes oriundos de instituições de ensino, públicas e privadas, independentemente da metodologia adotada em seu curso. 89,66% dos estudantes de metodologia ativa afirmam que permaneceriam com esse método de ensino, enquanto 60,71% dos alunos de metodologia tradicional não aceitariam a troca por um ensino ativo. Em relação ao desestímulo para o aprendizado em aulas expositivas, a porcentagem é superior a 50% para todos os estudantes. A maioria dos participantes acredita que, independente da metodologia, o estudo prévio pode melhorar o rendimento durante as aulas, assim como julga ser importante a associação da teoria com a prática desde o início do curso. Este estudo fornece dados que evidenciam a necessidade de adaptações no processo de ensino médico. |
Palabras clave : | Metodologia ativa Educação médica Escolas médicas |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29674 |
Fecha de publicación : | ene-2018 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
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