Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Melo, Erika Andressa Simões de | - |
dc.contributor.author | Matos Júnior, Ademário | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Guilherme Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Isadora de Macêdo | - |
dc.contributor.author | Santos, Leandro da Cruz Melgaço dos | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Rodolfo José Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Anekécia Lauro da | - |
dc.contributor.author | Nery, Joilda Silva | - |
dc.creator | Melo, Erika Andressa Simões de | - |
dc.creator | Matos Júnior, Ademário | - |
dc.creator | Barbosa, Guilherme Ribeiro | - |
dc.creator | Sampaio, Isadora de Macêdo | - |
dc.creator | Santos, Leandro da Cruz Melgaço dos | - |
dc.creator | Cavalcanti, Rodolfo José Ferreira | - |
dc.creator | Silva, Anekécia Lauro da | - |
dc.creator | Nery, Joilda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T17:43:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T17:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.issn | 2177-8183 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29674 | - |
dc.description.abstract | Tradicionalmente, o uso de metodologias de ensino-aprendizagem conservadoras foi bastante atuante na formação de profissionais na área da saúde. Com a dissociação dos ideais desses modelos dos princípios do atual sistema de saúde brasileiro, surgiu a necessidade de reforma no processo de ensino para os cursos de saúde no Brasil. Com a consolidação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais,várias instituições de ensino superior passaram a adotar
métodos ativos de ensino-aprendizagem. Diante dessa nova realidade, o objetivo desse
trabalho foi avaliar a percepção dos estudantes de medicina quanto aos diversos aspectos das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas escolas médicas do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo, que teve como instrumento de coleta a plataforma do Google Forms. A amostra foi composta por 229 estudantes oriundos de instituições de ensino, públicas e privadas, independentemente da metodologia adotada em
seu curso. 89,66% dos estudantes de metodologia ativa afirmam que permaneceriam com esse método de ensino, enquanto 60,71% dos alunos de metodologia tradicional não aceitariam a troca por um ensino ativo. Em relação ao desestímulo para o aprendizado em aulas expositivas, a porcentagem é superior a 50% para todos os estudantes. A maioria dos
participantes acredita que, independente da metodologia, o estudo prévio pode melhorar o
rendimento durante as aulas, assim como julga ser importante a associação da teoria com a
prática desde o início do curso. Este estudo fornece dados que evidenciam a necessidade de
adaptações no processo de ensino médico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/179 | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Escolas médicas | pt_BR |
dc.title | Concepção de discentes acerca das metodologias de ensino adotadas pelas escolas médicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Petrolina - PE | pt_BR |
dc.identifier.number | REVASF, v. 8, n.15, p. 129-140, jan./abr., 2018. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)
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