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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Erika Andressa Simões de-
dc.contributor.authorMatos Júnior, Ademário-
dc.contributor.authorBarbosa, Guilherme Ribeiro-
dc.contributor.authorSampaio, Isadora de Macêdo-
dc.contributor.authorSantos, Leandro da Cruz Melgaço dos-
dc.contributor.authorCavalcanti, Rodolfo José Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Anekécia Lauro da-
dc.contributor.authorNery, Joilda Silva-
dc.creatorMelo, Erika Andressa Simões de-
dc.creatorMatos Júnior, Ademário-
dc.creatorBarbosa, Guilherme Ribeiro-
dc.creatorSampaio, Isadora de Macêdo-
dc.creatorSantos, Leandro da Cruz Melgaço dos-
dc.creatorCavalcanti, Rodolfo José Ferreira-
dc.creatorSilva, Anekécia Lauro da-
dc.creatorNery, Joilda Silva-
dc.date.accessioned2019-05-27T17:43:23Z-
dc.date.available2019-05-27T17:43:23Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.issn2177-8183-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29674-
dc.description.abstractTradicionalmente, o uso de metodologias de ensino-aprendizagem conservadoras foi bastante atuante na formação de profissionais na área da saúde. Com a dissociação dos ideais desses modelos dos princípios do atual sistema de saúde brasileiro, surgiu a necessidade de reforma no processo de ensino para os cursos de saúde no Brasil. Com a consolidação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais,várias instituições de ensino superior passaram a adotar métodos ativos de ensino-aprendizagem. Diante dessa nova realidade, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção dos estudantes de medicina quanto aos diversos aspectos das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas escolas médicas do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo, que teve como instrumento de coleta a plataforma do Google Forms. A amostra foi composta por 229 estudantes oriundos de instituições de ensino, públicas e privadas, independentemente da metodologia adotada em seu curso. 89,66% dos estudantes de metodologia ativa afirmam que permaneceriam com esse método de ensino, enquanto 60,71% dos alunos de metodologia tradicional não aceitariam a troca por um ensino ativo. Em relação ao desestímulo para o aprendizado em aulas expositivas, a porcentagem é superior a 50% para todos os estudantes. A maioria dos participantes acredita que, independente da metodologia, o estudo prévio pode melhorar o rendimento durante as aulas, assim como julga ser importante a associação da teoria com a prática desde o início do curso. Este estudo fornece dados que evidenciam a necessidade de adaptações no processo de ensino médico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/179pt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEscolas médicaspt_BR
dc.titleConcepção de discentes acerca das metodologias de ensino adotadas pelas escolas médicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubPetrolina - PEpt_BR
dc.identifier.numberREVASF, v. 8, n.15, p. 129-140, jan./abr., 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

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