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dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorSilveira, Deise Mônica Medina-
dc.creatorSilveira, Deise Mônica Medina-
dc.date.accessioned2019-05-27T13:33:04Z-
dc.date.available2019-05-27T13:33:04Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.date.submitted2019-02-14-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29669-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo propor parâmetros sistemáticos para a elaboração de audiodescrição de cartuns e charges nos livros didáticos digitais, com base nos pressupostos da Gramática do Design Visual (GDV), desenvolvida por Kress e van Leeuwen (1996, 2006). A audiodescrição é a modalidade de tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, para que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo imagético pelo sentido da audição. Os parâmetros propostos estão sistematizados na Metodologia para Audiodescrição de Imagens Estáticas (MAIE). O estudo estabelece uma interface entre as disciplinas de Linguística, Estudos da Tradução e Educação, com vistas ao acesso de alunos com deficiência visual às imagens dos livros didáticos digitais, a partir do aporte teórico da Tradução Audiovisual, da Semiótica Social e da Multimodalidade. O corpus selecionado para análise é composto por dez imagens, das quais seis são cartuns e quatro são charges, que fazem parte das seções de Gramática e de Redação e Leitura dos três volumes da coleção Novas Palavras, Língua Portuguesa para o Ensino Médio, distribuídos pelo MEC no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), de 2015/2016/2017. A pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, analisou e descreveu as imagens a partir dos princípios das metafunções da Gramática do Design Visual e as submeteu à avaliação perceptual-descritiva de cinco consultores com deficiência visual, juntamente com as ADs propostas pelo MEC, através do Mecdaisy. Os resultados evidenciam, por meio das respostas dos participantes da pesquisa, tanto no Relato Livre quanto no Relato Guiado, que iniciar as descrições pela localização dos elementos da imagem, tomando a metafunção Composicional da GDV como ponto de entrada, oferece maior conforto espacial para o público com deficiência visual, minimizando as lacunas na apreciação e interpretação do código visual. A sistematização das unidades de análise da GDV em quadros explicativos, apresentados nesta tese, pode ser utilizada por audiodescritores de charges e cartuns, com o objetivo de ampliar o acesso dos alunos com deficiência visual às imagens dos livros didáticos digitais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This doctoral dissertation aims to propose systematic parameters for the elaboration of audio description of cartoons in digital textbooks, based on the assumptions of The Grammar of Visual Design Grammar (GVD), developed by Kress and van Leeuwen (1996, 2006). Audio description is the intersemiotic translation mode that translates images into words so that visually impaired people have access to the imaging contente, through the sense of hearing. The proposed parameters are systematized in the Methodology for Audio Description of Static Images (MASE). The study establishes an interface among the Linguistics, Translation Studies and Education areas, with a view to the access of students with visual impairment to digital textbook images, based on the theoretical contribution of Audiovisual Translation, Social Semiotics and Multimodality. The corpus selected for analysis consists of ten cartoons, which are part of the Grammar, Writing and Reading sections of the collection Novas Palavras, Portuguese Language for High School, distributed by MEC in PNLD (National Textbook Program), 2015/2016/2017. The descriptive- exploratory qualitative research analyzed and described the images based on the metafunction principles of The Grammar of Visual Design and submitted them to the perceptual-descriptive evaluation of five consultants with visual impairment, together with the audio description proposed by MEC, through Mecdaisy. The results show, through the answers of the research participants, both in the Free Report and in the Guided Report, that begining the descriptions by the location of the image elements, taking the Compositional metafunction of the GVD as an entry point, offers greater space comfort for the visually impaired, minimizing gaps in the appreciation and interpretation of the visual code. The systematization of the GVD units of analysis in the explanatory tables, presented in this thesis, can be used by audio describers, with the objective of increasing the access of students with visual impairment to the digital textbook images.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiodescrçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectCartumpt_BR
dc.subjectGramática do design visualpt_BR
dc.subjectTradução audiovisualpt_BR
dc.subjectSemiótica socialpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectAudio descriptionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectCartoonspt_BR
dc.subjectThe grammar of visual Designpt_BR
dc.subjectAudiovisual translationpt_BR
dc.subjectSocial semioticspt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.titleAudiodescrição de charges e cartuns no livro didático digital: uma proposta de parâmetros à luz da gramática do design visualpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coAraújo, Vera Lúcia Santiago-
dc.contributor.refereesAlmeida, Danielle Barbosa Lins de-
dc.contributor.refereesFranco, Eliana Paes Cardoso-
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.refereesFarias, Sandra Regina Rosa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Aplicadapt_BR
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