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Tipo: Tese
Título: Estudo no exterior durante a graduação: implicações acadêmicas e profissionais
Autor(es): Barreto, Cláudia Regina Muniz
Autor(es): Barreto, Cláudia Regina Muniz
Abstract: A internacionalização e a globalização são assuntos muito importantes no mundo desde o século XV. Ambos os termos estão intimamente ligados, porém possuem significados distintos e são compostos por diferentes dimensões. A internacionalização procura promover o reconhecimento, o respeito às diferenças e à identidade cultural, enquanto a globalização busca desenvolver a homogeneização. Pode-se inferir que globalização impacta a educação superior à medida que as Instituições de Ensino Superior (IES) procuram responder às exigências do mundo interconectado e global. Como consequência, nos últimos trinta anos a internacionalização da educação superior tem sido pauta da agenda das universidades e o governo federal tem desenvolvido políticas públicas destinadas a promover a internacionalização da educação superior. Assim, em 2011, o governo brasileiro lançou o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), uma iniciativa de políticas públicas para aumentar a internacionalização da educação superior, não apenas nos níveis de graduação e pós-graduação, mas também no que diz respeito a professores visitantes e jovens talentos. À vista disso, a presente tese tem o objetivo de investigar os efeitos da graduação sanduíche na formação acadêmica e na trajetória após a graduação do(a)s ex-bolsistas do programa CsF da Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante a sua vigência de 2011 a 2014. Com a finalidade de investigar essa questão, a presente pesquisa teve como eixo teórico a internacionalização da educação superior com o objetivo de compreender as implicações acadêmicas e profissionais da mobilidade internacional de graduação por parte do(a)s aluno(a)s da UFBA que completaram a experiência do programa CsF. Os resultados reforçam que a vivência internacional traz no seu cerne novos conhecimentos para o enriquecimento da formação acadêmica, do currículo profissional, assim como crescimento pessoal, mesmo com os variados entraves identificados para formalizar a experiência no exterior no momento do reingresso à universidade de origem. Além de ressaltar acerca da necessidade de conscientização das IES quanto à importância do seu papel na formação acadêmica e profissional do seu corpo discente no que concerne a educar cidadãos capazes de atuar eficientemente em um mundo globalizado, interconectado e multicultural. À vista disso, os resultados sinalizados nesta tese podem contribuir para a melhoria do processo de internacionalização institucional das IES e estimular o desenvolvimento de modelos consoante com as idiossincrasias, condições e necessidades do processo de internacionalização.
ABSTRACTS: Internationalization and globalization have been important topics in the world since the 15th century. The two terms are closely linked, but they possess distinct meanings and are composed of different dimensions. internationalization seeks to promote recognition, respect for differences and cultural identity, while globalization seeks to develop homogenization. It can be inferred that globalization impacts on higher education to the extent that institutions of higher education seek to respond to the requirements of an interconnected and global world. As a consequence, over the past thirty years, the internationalization of higher education has been on university agendas and the federal government has developed public policies designed to promote higher education internationalization. Thus, in 2011, the Brazilian government launched the Science without Borders program, a public policy initiative for augmenting the internationalization of higher education, not only on the undergraduate and graduate levels, but also with respect to visiting professors and young talents. In this light, the present thesis seeks to investigate the effects of foreign undergraduate study on the academic development and career trajectory of former recipients of Science without Border sandwich scholarships of the Federal University of Bahia (UFBA) during the 2011-2014 period. To investigate the issue, the research adopted theoretical aspects of the internationalization of higher education in order to understand the academic and professional implications of undergraduate international mobility on the part of UFBA students who completed the Science without Borders experience. The results reinforce the idea that the international experience brings new knowledge to the enrichment of the academic formation process and of the professional curriculum, as well as personal growth, in spite of the various obstacles identified to formalize the experience abroad at the time of re-entry to the university of origin. In addition, they highlight the need to raise the awareness of Higher Education Institutions about the importance of their function in educating citizens capable of acting efficiently in a globalized, interconnected and multicultural world. In this view, the results reported in this thesis can contribute to improving the process of higher education institutional internationalization and to stimulating the development of models that take into account the idiosyncrasies, conditions and necessities of the internationalization process.
Palavras-chave: Programas de intercâmbio de estudantes
Educação internacional
Ensino Superior
Estudantes universitários - Bolsa de estudo
Formação profissional
Ciência sem Fronteiras (Programa: Brasil)
Student exchange programs
International education
University students - Scholarships
University students - Scholarships
Science without Borders
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29653
Data do documento: 24-Mai-2019
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