Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2947
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Trabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianos
Otros títulos : Psicologia: Ciência e Profissão
Autor : Mattos, Elsa de
Chaves, Antônio Marcos
metadata.dc.creator: Mattos, Elsa de
Chaves, Antônio Marcos
Resumen : A inserção no trabalho e a conclusão da escola são consideradas elementos fundamentais da inserção social no mundo adulto para uma parcela significativa da população jovem em nosso país, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar a fim de ajudar no sustento da família. Este artigo relata parte de um estudo que investigou experiências de transição para o trabalho de adolescentes aprendizes baianos. O objetivo foi compreender os significados construídos pelos jovens acerca das relações entre trabalho e escola. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 19 anos, egressos de um programa de aprendizagem. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionário sociodemográfico e observação participativa. A análise de conteúdo mostrou que escola e trabalho são percebidos como mundos distantes. Os resultados ressaltam o envolvimento ativo dos jovens para superar suas dificuldades e negociar oportunidades, mostrando que, para eles, trabalho e escola são projetos concomitantes.
Palabras clave : Trabalho
Adolescentes
Escola
Educação
Desenvolvimento do adolescente
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2947
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v30n3a08.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.