Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMattos, Elsa de-
dc.contributor.authorChaves, Antônio Marcos-
dc.creatorMattos, Elsa de-
dc.creatorChaves, Antônio Marcos-
dc.date.accessioned2011-09-28T15:59:12Z-
dc.date.available2011-09-28T15:59:12Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1414-9893-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2947-
dc.descriptionp. 540-555pt_BR
dc.description.abstractA inserção no trabalho e a conclusão da escola são consideradas elementos fundamentais da inserção social no mundo adulto para uma parcela significativa da população jovem em nosso país, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar a fim de ajudar no sustento da família. Este artigo relata parte de um estudo que investigou experiências de transição para o trabalho de adolescentes aprendizes baianos. O objetivo foi compreender os significados construídos pelos jovens acerca das relações entre trabalho e escola. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 19 anos, egressos de um programa de aprendizagem. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionário sociodemográfico e observação participativa. A análise de conteúdo mostrou que escola e trabalho são percebidos como mundos distantes. Os resultados ressaltam o envolvimento ativo dos jovens para superar suas dificuldades e negociar oportunidades, mostrando que, para eles, trabalho e escola são projetos concomitantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do adolescentept_BR
dc.titleTrabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianospt_BR
dc.title.alternativePsicologia: Ciência e Profissãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBrasíliapt_BR
dc.identifier.numberv. 30, n.3pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v30n3a08.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.