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Tipo: Tese
Título: Memórias Periféricas... As narrativas de Mestre Nô: Capoeira Angola, Educação e Formação Humana_0
Autor(es): Accordi, Leandro de Oliveira
Autor(es): Accordi, Leandro de Oliveira
Abstract: A história da Capoeira é polissêmica, eivada de memórias silenciadas. Esta pesquisa objetivou registrar e compreender saberes da Capoeira Angola, a partir das narrativas e acervo de Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. Justifica-se pela relevância de histórias silenciadas na Capoeira, na cultura corporal de movimento e na educação. Orienta-se pela teoria da História oral temática que, para Delgado (2006), apresenta novas hipóteses sobre processos já conhecidos e o registro de visões de testemunhas da história, nem sempre considerados pela denominada história oficial; além das contribuições de Benjamin (2000, 1985). Questionamos: Quais os elementos formativos da Capoeira Angola de Mestre Nô? De que modo isso contribui para outra história da Capoeira e para a formação cultural? Dos resultados, apontamos o contexto de aprendizado do Mestre e suas sínteses criativas na atualização dos saberes da Capoeira. Também o registro de uma experiência angoleira de referência. Das considerações, destacamos a compreensão da Capoeira como prática da cultura de rua afro-brasileira, realizada desde o corpo no jogo como experiência de sobrevivência. Também a sistematização de saberes experienciais traduzidos nos fundamentos e comportamentos contidos em seu aforismo: “Capoeira na Roda, Capoeira na Vida”, um modo de educação que transita entre o global e o local, o centro e a periferia, para além dos muros da escola e universidade. Um ensino que se orienta para a formação humana, pois a Roda de Capoeira, para Mestre Nô, é o Palco da Vida. Foi possível compreender também que o conjunto de seus saberes se constitui na relação com o presente, passado e futuro. Assim, seus saberes da tradição possuem sentido prático nas necessidades atuais. Renovar na tradição é, nesta prática angoleira, recuperar memórias perdidas para orientar novos caminhos.
The story of Capoeira is polysemic, buoyant of silenced memories. This research aimed to record and understand Capoeira Angola knowledge, from the narratives and collection of Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. It is justified by the relevance of silenced stories in Capoeira, in the body culture of movement and education. It is guided by the theory of oral history that, for Delgado (2006), presents new hypotheses and versions on processes already known and contemplates the recording of visions of characters or witnesses of history, not always considered by the so-called official history; besides the contributions of Benjamin (2000, 1985). Question: What are the formative elements of Mestre Nô‖s Capoeira Angola? How does this contribute to another history of Capoeira and to cultural formation? From the results we point out the context of the Master‖s learning and his creative syntheses in the updating of Capoeira‖s knowledge; and the announcement and recording of Angolan experiences for other Capoeira stories. From the considerations, we highlight the understanding of Capoeira as a practice of afro-Brazilian street culture, from the body in the game and as an experience of survival and; the systematization of experiential knowledge in its foundations and behaviors: ―Capoeira na Roda, Capoeira na Vida‖ as a mode of education that transits between the global and the local, the center and the periphery, beyond the walls of the school and university. A teaching that is oriented towards human formation, because the Wheel of Capoeira, for Mestre Nô, is the Stage of Life. It was also possible to understand that all of their knowledge is in relation to the present, the past and the future. Thus, the knowledges of tradition have practical meaning in the present needs. To renew in tradition is to recover lost memories.
Palavras-chave: Capoeira e História
Capoeira Angola
Nô, Mestre - Narrativas pessoais
Educação
Cultura Corporal de Movimento
Formação Cultural
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de PósGraduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29476
Data do documento: 10-Mai-2019
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