Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29465
Tipo: Dissertação
Título: SURDOS E OUVINTES JUNTOS NO ESPAÇO ESCOLAR: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO NÚMERO
Autor(es): TEIXEIRA, BARTIRA FERNANDES
Autor(es): TEIXEIRA, BARTIRA FERNANDES
Abstract: Esta pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), objetivou investigar quais as praxeologias disponíveis e evocadas para o ensino dos números a crianças ouvintes e surdas, filhas de pais ouvintes, a fim de criar situações que possibilitem a construção do número por estas crianças numa sala de aula de Matemática inclusiva. O estudo foi realizado através de observações de classe em duas escolas localizadas em Salvador: uma escola de surdos, vinculada ao Estado da Bahia, e uma escola inclusiva do Município. Sete crianças surdas estudavam na escola específica, com aulas ministradas em Língua Brasileira de Sinais, e uma criança surda frequentava a escola inclusiva, cujas aulas ocorriam em Língua Portuguesa, todas cursavam o primeiro ano do ensino fundamental, formando um grupo de oito alunos participantes. Para atingir este objetivo final, utilizamos a lente da Teoria Antropológica do Didático (TAD), adotamos a perspectiva socioantropológica da surdez, ressaltando a diferença linguística dos surdos e a ausência de intérpretes no primeiro ano do ensino fundamental, percorremos os aspectos epistemológicos e históricos da construção do número e modelizamos as atividades humanas observadas em termos de praxeologias. Recorrendo à dialética ostensivo/não ostensivo, analisamos a evolução dos objetos ostensivos utilizados na escola de surdos, as praxeologias dos professores e dos estudantes, traçando como hipótese de pesquisa o fato de a bagagem praxeológica utilizada para a apresentação dos números não possuir ostensivos sensíveis que possibilitem a construção do número pelos estudantes surdos da escola inclusiva. Tomando as referências didáticas desta dialética, cunhamos a expressão “ostensivos sensíveis”, referindo-se àqueles que favorecem e contribuem para a atividade matemática em questão, sendo esta a nossa contribuição teórica. Os resultados apontam que, numa sala de aula inclusiva, alguns objetos possuem um maior grau de sensibilidade e outros, um menor grau. Grau de sensibilidade que precisa ser considerado na prática dos professores.
This research, approved by the Ethics Committee of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA), aimed to investigate theavailable and taught praxeologies for the teaching of numbers to hearing children and deaf children from hearing parents, in order to create situations that will enable the construction of numbers by these children in an inclusive Mathematics classroom. The study was carried out through class observations in two schools located in Salvador: a deaf school, linked to the State of Bahia government, and a Municipality inclusive school. Seven deaf children studied at the specific school with classes taught in sign language, and a deaf child attended the inclusive school whose classes took place in Portuguese language, all from the first year of elementary school, forming a group of eight students. In order to reach this final goal, we used the lens of the Anthropological Theory of the Didactic (ATD), adopted the socio-anthropological perspective of deafness, highlighting the linguistic difference of the deaf and the absence of interpreters in the first year from elementary school, we cover the epistemological and historical aspects of the construction of the number and model the human activities observed in terms of praxeologies. Using the ostensive / non-ostensible dialectic, we analyze the evolution of the ostensive objects used in the deaf school, the praxeologies of the teachers and the students, tracing as hypothesis of research the fact that the praxeological content used for the presentation of the numbers does not have sensitive ostensives that allows the construction of the number by the deaf students from the inclusive school. Taking the didactic references of this dialectic, we use the term "sensitive ostensible" referring to those who favor and contribute to the mathematical activity in question, this being our theoretical contribution. The results show that, in an inclusive classroom, some objects have a higher degree of sensitivity and others, a lower degree. Degree of sensitivity that needs to be considered in teachers' practice.
Palavras-chave: INCLUSÃO
SURDEZ
NÚMERO
TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
OSTENSIVOS SENSÍVEIS
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGEFHC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29465
Data do documento: 9-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO COMPLETA - VERSÃO FINAL.pdf7,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.