Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29230
metadata.dc.type: Tese
Title: Ser-sendo-cego-no-mundo-com: descrição fenomenológica compreensiva-interpretativa sobre percepções e vivências cognitivas do ler, escrever, pesquisar e produzir conhecimento de intelectuais que não dispõem do sentido da visão
Authors: Santos, Robenilson Nascimento dos
metadata.dc.creator: Santos, Robenilson Nascimento dos
Abstract: A investigação tematiza as vivências, percepções e significados atribuídos por intelectuais, cegos-pesquisadores, sobre o ato de ler, escrever e produzir conhecimento. À luz do método fenomenológico, realizou-se uma descrição, compreensão e interpretação da experiência vivida por cegos-pesquisadores inseridos no contexto acadêmico, enfocando a apropriação da leitura e escrita, através do Código Braille, auxílio do ledor, o uso do livro-falado e a utilização do computador. Associou-se ao método fenomenológico o modo de pensar e fazer pesquisa qualitativa. A escolha dos colaboradores obedeceu aos seguintes critérios: apresentar cegueira ou baixa visão, formação acadêmica em nível de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e/ou doutorado), exercício da docência associada à pesquisa, conhecimento e utilização do Código Braille, ledor, livro-falado e das tecnologias digitais no acesso à leitura, escrita e realização de empreendimento de pesquisa. Foram entrevistados treze pesquisadores, seis mulheres e sete homens. A descrição fundamenta-se no princípio da redução fenomenológica/epoché e na redução eidética com um dizer próprio e apropriado, isto é, em perspectiva, do lugar de sujeito situado. O perscrutar investigativo tem como referência o mundo-vida, a percepção do sentido sendo de ser-aí-cego-no-mundo-com. Com a convicção do caráter incoativo e provisório do discurso apresentado, nesta tese, sem a pretensão de encerrar ou finalizar, expõe-se nas derradeiras linhas o que de mais essencial se percebeu no fenômeno estudado, apontando para o horizonte sinalizado pela questão de partida. Através de um breve fechamento da reflexão, é apresentada uma síntese do telos noético, cujo correlato noemático revela o cego como ser-no-mundo-com, indivíduo livre, artífice do próprio percurso cognitivo, que em sua senda existencial vislumbra horizontes, define projetos, envida ações com vistas à realização pessoal, profissional e intelectual.
ABSTRACT: The research thematicises the experiences, perceptions and meanings attributed by intellectuals, blind-researchers, about the act of read, write and produce knowledge. In the light of the phenomenological method, was made a description, understanding and interpretation of the experience lived by blind-researchers in the academic context, focusing on the appropriation of reading and writing, through the Braille Code, the reader's help, the use of the spoken book and computer use. The way of thinking and doing qualitative research were associated with the phenomenological method.The choice of the collaborators obeyed the following criteria: blindness or low vision, academic training at the postgraduate level lato sensu and stricto sensu (masters and / or doctorate), teaching practice associated with the research, knowledge and use of the Braille Code, reader, spoken book and digital technologies in access to reading, writing and conducting a research enterprise. Thirteen researchers, six women and seven men were interviewed. The description is based on the principle of phenomenological reduction/epoché and eidetic reduction with a proper and appropriate saying, that is, in perspective, of the place of situated subject. The investigative peer has as reference the world-life, the perception of the sense of being-there-blind-in-the-world-with. With the conviction of the incoative and provisional character of the discourse presented in this thesis without the pretension of closing or ending, it is exposed in the last lines what is more essential was perceived in the phenomenon studied, pointing to the horizon signaled by the starting question. Through a brief closing of the reflection, a synthesis of the noetic telos is presented, whose noematic correlate reveals the blind as being-in-the-world-with, free individual, creator of the cognitive path itself, who in his existential path glimpses horizons, defines projects, carries out actions aimed at personal, professional and intellectual achievement.
Keywords: Cego-pesquisador
Fenomenologia
Leitura
Cognição e Vivência
Blind-researcher
Reading
Phenomenology
Cognition and Experience
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29230
Issue Date: 8-Apr-2019
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Doutorado - Robenilson Nascimento dos Santos.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.