https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28901
Tipo: | Dissertação |
Título: | Encenando gênero em espaço de confiança: experiências pedagógicas e teatrais com adolescentes |
Autor(es): | Chaimsohn, Joyce Sangolete |
Autor(es): | Chaimsohn, Joyce Sangolete |
Abstract: | Apresentam-se narrações e inquietações a partir de uma prática realizada com adolescentes, alunas/os do Ensino Médio no Colégio Thales de Azevedo, no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017, cujo objetivo principal foi desenvolver um processo pedagógico teatral utilizando experiências de ensino-aprendizagem especialmente as relacionadas ao teatro, de maneira a investigar como podem contribuir numa abordagem de questões sobre gênero, sexualidade e raça. Como uma das estratégias metodológicas, utilizou-se a aplicação de elementos do Teatro do Oprimido, método criado por Augusto Boal que tem base no entendimento de que todos os sujeitos nele envolvidos podem levar para a cena várias questões sociais. Buscou-se investigar as potencialidades de um efetivo diálogo entre pedagogia do teatro, educação disruptiva e estudos sobre gênero, sexualidade e raça no processo de aprendizagem e desenvolvimento social de adolescentes alunos/as do ensino médio. Considera-se que para a realização de um processo pedagógico teatral, voltado para o trabalho com opressões, é preciso, antes de qualquer coisa, criar um espaço de liberdade e confiança, e isso exige abertura ao diálogo. |
Palavras-chave: | Pedagogia do teatro. Adolescentes. Gênero. Sexualidade. Raça |
CNPq: | Artes Cênicas |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28901 |
Data do documento: | 19-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Joyce Sangolete Chaimsohn.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.