Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.authorChaimsohn, Joyce Sangolete-
dc.creatorChaimsohn, Joyce Sangolete-
dc.date.accessioned2019-03-19T12:21:00Z-
dc.date.available2019-03-19T12:21:00Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.date.submitted2018-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28901-
dc.description.abstractApresentam-se narrações e inquietações a partir de uma prática realizada com adolescentes, alunas/os do Ensino Médio no Colégio Thales de Azevedo, no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017, cujo objetivo principal foi desenvolver um processo pedagógico teatral utilizando experiências de ensino-aprendizagem especialmente as relacionadas ao teatro, de maneira a investigar como podem contribuir numa abordagem de questões sobre gênero, sexualidade e raça. Como uma das estratégias metodológicas, utilizou-se a aplicação de elementos do Teatro do Oprimido, método criado por Augusto Boal que tem base no entendimento de que todos os sujeitos nele envolvidos podem levar para a cena várias questões sociais. Buscou-se investigar as potencialidades de um efetivo diálogo entre pedagogia do teatro, educação disruptiva e estudos sobre gênero, sexualidade e raça no processo de aprendizagem e desenvolvimento social de adolescentes alunos/as do ensino médio. Considera-se que para a realização de um processo pedagógico teatral, voltado para o trabalho com opressões, é preciso, antes de qualquer coisa, criar um espaço de liberdade e confiança, e isso exige abertura ao diálogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do teatro.pt_BR
dc.subjectAdolescentes.pt_BR
dc.subjectGênero.pt_BR
dc.subjectSexualidade.pt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.titleEncenando gênero em espaço de confiança: experiências pedagógicas e teatrais com adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMascarenhas, George-
dc.contributor.refereesConcilio, Vicente-
dc.contributor.refereesBerlanga, Mariana-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Joyce Sangolete Chaimsohn.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.