Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bezerra, Antonia Pereira | - |
dc.contributor.author | Chaimsohn, Joyce Sangolete | - |
dc.creator | Chaimsohn, Joyce Sangolete | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T12:21:00Z | - |
dc.date.available | 2019-03-19T12:21:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28901 | - |
dc.description.abstract | Apresentam-se narrações e inquietações a partir de uma prática realizada com adolescentes, alunas/os do Ensino Médio no Colégio Thales de Azevedo, no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017, cujo objetivo principal foi desenvolver um processo pedagógico teatral utilizando experiências de ensino-aprendizagem especialmente as relacionadas ao teatro, de maneira a investigar como podem contribuir numa abordagem de questões sobre gênero, sexualidade e raça. Como uma das estratégias metodológicas, utilizou-se a aplicação de elementos do Teatro do Oprimido, método criado por Augusto Boal que tem base no entendimento de que todos os sujeitos nele envolvidos podem levar para a cena várias questões sociais. Buscou-se investigar as potencialidades de um efetivo diálogo entre pedagogia do teatro, educação disruptiva e estudos sobre gênero, sexualidade e raça no processo de aprendizagem e desenvolvimento social de adolescentes alunos/as do ensino médio. Considera-se que para a realização de um processo pedagógico teatral, voltado para o trabalho com opressões, é preciso, antes de qualquer coisa, criar um espaço de liberdade e confiança, e isso exige abertura ao diálogo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do teatro. | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes. | pt_BR |
dc.subject | Gênero. | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade. | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.title | Encenando gênero em espaço de confiança: experiências pedagógicas e teatrais com adolescentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mascarenhas, George | - |
dc.contributor.referees | Concilio, Vicente | - |
dc.contributor.referees | Berlanga, Mariana | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
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