Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorGuivares Filho, Bruno-
dc.creatorGuivares Filho, Bruno-
dc.date.accessioned2019-03-18T16:26:40Z-
dc.date.available2019-03-18T16:26:40Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.date.submitted2019-02-19-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28888-
dc.description.abstractAo observar a realidade global, é que se dá conta que os saberes fragmentados distanciaram o que é trabalho com disciplinas do que a vida está cobrando de forma interdisciplinar. Esse isolamento compartimentalizado da forma como se aprende no dia-a-dia escolar dificultam o entendimento de mundo por parte dos estudantes. Assim, passadas quase sete décadas de discussões sobre práticas interdisciplinares, as instituições de ensino ainda buscam se adequar aos modelos existentes. Diante disso, torna-se necessário experimentar novas experiências que possam contribuir para a prática pedagógica dos professores. O presente Projeto de Intervenção visa à criação de um Núcleo Interdisciplinar de Produção Audiovisual – NIPAV, a fim de produzir videoaulas como recurso pedagógico de práticas interdisciplinares no câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. A pesquisa, de estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, foi apoiado nas orientações de Yin, Carvalho e Gil. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além de entrevistas informais semiestruturadas com os profissionais em educação, alvos da pesquisa, contemplando três segmentos profissionais da área de educação: uma pedagoga, um técnico em assuntos educacionais e uma coordenadora de curso. Com relação à análise das informações na pesquisa documental foi utilizada estratégia de emparelhamento. Já para a análise das entrevistas foram utilizadas técnicas de interrogação, que neste caso, foi baseada em questões previamente elaboradas. Os resultados obtidos deram sustentação para fundamentar o Projeto de Intervenção. Assim, diante das novas manifestações pedagógicas que envolvem de forma significativa a tecnologia e as produções audiovisuais interdisciplinares é que apresento esta proposta de ações pedagógicas com utilização de videoaulas. Vislumbra-se neste projeto, apresentar uma proposta que possa fazer parte das ações pedagógicas do câmpus Petrolina Zona Rural, objetivando contribuir para a participação dos docentes e discentes como protagonistas de novas metodologias através da criação de um Núcleo Interdisciplinar de Produção Audiovisual – NIPAV.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Observing the global reality we realize the difference that the fragmented knowledge creates between what has been working with disciplines and what life is demanding in an interdisciplinary way. This compartmentalized isolation of the way how we learn in the school day by day makes it difficult for students to understand the world. Thus, after almost seven decades of discussions on interdisciplinary practices, educational institutions still seek to adapt to existing models. Based on the above considerations, it is necessary to try new experiences that can contribute to the pedagogical practice of teachers. This Intervention Project aims the creation of an Interdisciplinary Nucleus of Audiovisual Production - NIPAV, in order to produces video lessons as pedagogical resources of interdisciplinary practices in Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. The qualitative, descriptive and exploratory research was supported by Yin, Carvalho and Gil's studies. For this purpose, bibliographical and documentary researches were carried out, as well as semi-structured informal interviews with education professionals, who were the targets of the research. Three professional segments of the education area: a pedagogue, an education technician and a course coordinator. Regarding the analysis of the information in documentary research, a pairing strategy was used. For the analysis of the interviews, interrogation techniques were used, which in this case were based on previously elaborated questions. The results supported the Intervention Project. Thus, in view of the new pedagogical manifestations that significantly involve technology and interdisciplinary visual audio productions I present this proposal of pedagogical actions using video lessons. The purpose of this project is to present a proposal that can be part of the pedagogical actions of Campus Petrolina Zona Rural, aiming to contribute to the participation of teachers and students as protagonists of a new methodology through the creation of an Interdisciplinary Nucleus of Audiovisual Production - NIPAV.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectVideo classespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleVídeoaula como recurso pedagógico de práticas interdisciplinares: câmpus Petrolina zona rural do IF Sertão-PEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGomes, Erbs Cintra de Souza-
dc.contributor.refereesMarengo, Shanti Nitya-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.