Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2886
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Padrões de interação entre adolescentes e educadores num espaço |
Other Titles: | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Authors: | Santos, Mirela Figueiredo Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt |
metadata.dc.creator: | Santos, Mirela Figueiredo Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt |
Abstract: | Este trabalho foi o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa instituição para o atendimento a adolescentes em situação de risco social e pessoal, entre 10 e 18 anos de idade, através de observação participante em dois grupos de vinte participantes ao longo de sete meses. Pretende-se aqui demonstrar, através dos resultados e discussão, as mudanças na dinâmica interativa dos adolescentes entre si e com os educadores, no que diz respeito a duas categorias: tipos de interação e recursos pessoais construídos, a partir de uma breve caracterização de suas concepções sobre risco-proteção, concepções sobre si mesmos e projetos de vida. Privilegiou-se o modelo ecológico do desenvolvimento humano e o modelo multifatorial do risco para a compreensão dos processos sinergísticos e bi-direcionais de co-construção e co-regulação. Os resultados apontam para modificações significativas efetivadas a partir de uma intervenção da natureza da que foi realizada e a repercussão em direcionamentos positivos no processo desenvolvimental dos adolescentes. Salienta-se a importância de se otimizar e construir espaços de convivência, oportunizando aos adolescentes engajarem-se em ações pró-sociais e encontrarem rotas alternativas a suas trajetórias de risco. |
Keywords: | Adolescência trajetórias de desenvolvimento risco-proteção padrões de interação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2886 |
Issue Date: | 2002 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a06v15n1.pdf | 211,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.