Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2886
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Padrões de interação entre adolescentes e educadores num espaço
Other Titles: Psicologia: Reflexão e Crítica
Authors: Santos, Mirela Figueiredo
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
metadata.dc.creator: Santos, Mirela Figueiredo
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Abstract: Este trabalho foi o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa instituição para o atendimento a adolescentes em situação de risco social e pessoal, entre 10 e 18 anos de idade, através de observação participante em dois grupos de vinte participantes ao longo de sete meses. Pretende-se aqui demonstrar, através dos resultados e discussão, as mudanças na dinâmica interativa dos adolescentes entre si e com os educadores, no que diz respeito a duas categorias: tipos de interação e recursos pessoais construídos, a partir de uma breve caracterização de suas concepções sobre risco-proteção, concepções sobre si mesmos e projetos de vida. Privilegiou-se o modelo ecológico do desenvolvimento humano e o modelo multifatorial do risco para a compreensão dos processos sinergísticos e bi-direcionais de co-construção e co-regulação. Os resultados apontam para modificações significativas efetivadas a partir de uma intervenção da natureza da que foi realizada e a repercussão em direcionamentos positivos no processo desenvolvimental dos adolescentes. Salienta-se a importância de se otimizar e construir espaços de convivência, oportunizando aos adolescentes engajarem-se em ações pró-sociais e encontrarem rotas alternativas a suas trajetórias de risco.
Keywords: Adolescência
trajetórias de desenvolvimento
risco-proteção
padrões de interação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2886
Issue Date: 2002
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a06v15n1.pdf211,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.