Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Mirela Figueiredo-
dc.contributor.authorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.creatorSantos, Mirela Figueiredo-
dc.creatorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.date.accessioned2011-09-27T12:37:29Z-
dc.date.available2011-09-27T12:37:29Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2886-
dc.descriptionp. 45-52pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa instituição para o atendimento a adolescentes em situação de risco social e pessoal, entre 10 e 18 anos de idade, através de observação participante em dois grupos de vinte participantes ao longo de sete meses. Pretende-se aqui demonstrar, através dos resultados e discussão, as mudanças na dinâmica interativa dos adolescentes entre si e com os educadores, no que diz respeito a duas categorias: tipos de interação e recursos pessoais construídos, a partir de uma breve caracterização de suas concepções sobre risco-proteção, concepções sobre si mesmos e projetos de vida. Privilegiou-se o modelo ecológico do desenvolvimento humano e o modelo multifatorial do risco para a compreensão dos processos sinergísticos e bi-direcionais de co-construção e co-regulação. Os resultados apontam para modificações significativas efetivadas a partir de uma intervenção da natureza da que foi realizada e a repercussão em direcionamentos positivos no processo desenvolvimental dos adolescentes. Salienta-se a importância de se otimizar e construir espaços de convivência, oportunizando aos adolescentes engajarem-se em ações pró-sociais e encontrarem rotas alternativas a suas trajetórias de risco.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjecttrajetórias de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectrisco-proteçãopt_BR
dc.subjectpadrões de interaçãopt_BR
dc.titlePadrões de interação entre adolescentes e educadores num espaçopt_BR
dc.title.alternativePsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubPorto Alegrept_BR
dc.identifier.numbervol.15, n.1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a06v15n1.pdf211,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.