Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.authorFeitosa, Elciane Leal Novaes Ferraz-
dc.creatorFeitosa, Elciane Leal Novaes Ferraz-
dc.date.accessioned2019-03-13T15:43:09Z-
dc.date.available2019-03-13T15:43:09Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.date.submitted2018-12-17-
dc.identifier.otherProjeto de Intervenção-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28812-
dc.description.abstractEste projeto de intervenção representa o trabalho conclusivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagem e Inovações Pedagógicas, sendo o fruto dos conhecimentos construídos ao longo da caminhada. O projeto versa sobre a permanência dos discentes dos cursos do Ensino Médio Integrado do IF campus Serra Talhada, onde os caminhos investigativos se fizeram sob a perspectiva teórica da Etnometodologia, nos seus conceitos básicos. A pesquisa de caráter qualitativo percorreu o universo dos significados e dos motivos, e buscou junto à comunidade discente e docente do campus os fatores que são promotores da permanência discente. Dentre os instrumentos utilizados na pesquisa para o levantamento das informações, a entrevista semiestruturada foi um dos mais importantes, tenso sido utilizado também o método de análise de conversas. O trabalho está respaldado em autores como Coulon (2008), Bourdieu (1983), Vasconcellos (2002), Freire (2011), Haecht (2008), Tardif (2014), Dore(2014) e Fazenda (2012) dentre outros. Na conceituação de permanência fundamento em pesquisas que entendem a permanência com um ato de durar no tempo, mas de acordo com outro modo de existir, sendo assim considerados os elementos tempo e transformação. No que se refere ao aluno, considero importantes aspectos para a sua permanência como acolhimento e escuta, identificação, aprendizagem, afiliação institucional e conquista do ofício de estudante. Por fim, o Projeto de Intervenção que visa implantar no IF campus Serra Talhada um espaço de reflexão sobre as práticas profissionais, das práticas pedagógicas vivenciadas na instituição, das relações estabelecidas na construção de conhecimento e o aluno, das relações construídas e mantidas entre docentes/alunos/técnicos e comunidade, tudo isso sendo pensado na perspectiva de uma escola acolhedora e favorecedora da permanência discente exitosa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This project of intervention represents a concluding work of professional master’s degree in Education: curriculum, languages and pedagogical innovations, been the results of knowledge built along the way. The project focuses on the permanence of students in integrated high school courses at IF campus Serra Talhada, where the investigating ways were made with a theoretical perspective of Ethnomethodology, in your basics concepts. The qualitative character search covered the universe of meaning and reasons, looking for, with the campus’s student and teacher communities, the factors which are promoter of student’s permanence. Among all instruments used on the research for the survey of information, the semi-structured interview was one of the most important, in addition to the method of talk’s analysis. This research is supported with authors such as Coulon (2008), Bourdieu (1983), Vasconcellos (2002), Freire (2011), Van Haecht (2008), Tardif (2014), Dore (2014) Fazenda (2012), among others. On conceptualization of permanence, research foundations which understands the permanence as an act of lasts in time, but also in another way to exist, being thus considered the elements time and transformation. With regard to the student, I consider that they are important aspects for their permanence, the host and listening, identification, learning, institutional affiliation and their accomplishment of student craft. At last, I present the Project of Intervention, which aims to implant at IF campus Serra Talhada a space of reflection about the professional practices, pedagogical practices experienced in the institution, the established relationships on building knowledge and the student, the relationships built and kept among teachers/students/technicians and community, all this being thought of in the perspective of a welcoming and favorable school of successful student permanence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEducação – efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolpt_BR
dc.titleA permanência de alunos dos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Serra Talhada: possibilidades e desafios.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.contributor.refereesAssis, Alessandra Santos de-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Penildon-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.