Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Santos, Igor Alexandre de Carvalho | - |
dc.creator | Santos, Igor Alexandre de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T14:37:39Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12T14:37:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-01-15 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28795 | - |
dc.description.abstract | Essa tese doutoral é tomada pela reflexão e fabulação teórico-conceitual do que denominamos formação poética enquanto capacidade de resistência e invenção em blocos de espaço-tempo implexos de aprendizagem. A poética implica em produzir mais beleza e singularização aos
modos de existência em contextos educacionais, fazendo dos processos formativos uma obra poética. A partir das expressões poético-literárias, dos conceitos da filosofia da diferença e
das noções/proposições educacionais convidamos para com-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel
Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros e Fernando Pessoa, dentre outros. Adotamos o método rizomático, por sua aderência com o constructo da pesquisa, pois a perspectiva de formação privilegiada é a de processos de subjetivação e singularização na educação. Consideramos que aqueles que se formam não são idiotas poéticos e que há programas de experimentação para exercitar os devires-poéticos na formação. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This doctoral thesis has been approached based on the reflection and the theoreticalconceptual fable making of what we denominate poetical formation as resistance capacity and invention within complex blocks of space-time in the learning process. The poetics implies in
producing more beauty and singularity to the ways of existence in educational contexts, turning the formation processes into a poetic work. Stem from the poetic-literary expressions, the concepts of the philosophy of the different and the educational notions/propositions there
is an invitation to con-verse with Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraíso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, among others. We adopted the rhizomatic method for its adherence towards the construct of the research,
once the perspective of privileged formation is the subjectivation and singularization processes in education. We consider that those who graduate are not poetic idiots and that there are experimentation programs to exercise the becoming-poetic in the formation. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN Esa tesis doctoral es tomada por la reflexión y fabulación teórico-conceptual de lo que denominamos formación poética como capacidad de resistencia e invención en bloques de espacio-tiempo complejos de aprendizaje. La poética implica producir más belleza y singularización a los modos de existencia en contextos educacionales, convirtiendo los procesos formativos en una obra poética. A partir de las expresiones poético-literarias, de los conceptos de la filosofía de la diferencia y de las nociones/proposiciones educacionales,
invitamos a con-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Féliz Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, entre otros. Adoptamos
el método rizomático por su adherencia al constructo de la investigación, pues la perspectiva de formación privilegiada es la de procesos de subjetivación y singularización en la educación. Consideramos que aquellos que se forman no son idiotas poéticos y que hay
programas de experimentación para ejercitar los devenires-poéticos en la formación. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | pt_BR |
dc.subject | Pensamento criativo | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Poetics | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Formación | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje | pt_BR |
dc.title | Por uma formação poética. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Guerra, Denise Moura de Jesus | - |
dc.contributor.referees | Galeffi, Dante Augusto | - |
dc.contributor.referees | Paim, Ana Verena Freitas | - |
dc.contributor.referees | Reis, Leonardo Rangel dos | - |
dc.contributor.referees | Santos, Wilson Nascimento | - |
dc.contributor.referees | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|