Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28657
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de eletroquímica a partir de uma abordagem sócio-histórica
Autor(es): Patrocínio, Analouise Almeida do
Autor(es): Patrocínio, Analouise Almeida do
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a apropriação dos conceitos relacionados a eletroquímica pelos estudantes do ensino médio, a partir de uma proposta didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Esta pesquisa é classificada como sendo de cunho qualitativo e de natureza empírica e aconteceu em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. Para alcançar tal finalidade, esta pesquisa foi desenvolvida por meio da modalidade da ação pesquisada, tendo como técnicas de coleta de dados a observação das aulas com intuito de capturar os momentos de interação professor-aluno e a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados ocorreu a partir das contribuições de Bardin. Os resultados foram analisados a partir das respostas obtidas através dos questionários e discursos dos estudantes durante todo o processo como forma de evidenciarem a apropriação desses conceitos. A apropriação ocorreu a partir do domínio dos conceitos científicos pelos estudantes, através da sistematização da linguagem e signos específicos deste conceito e organização dos conceitos que envolvem o conceito de eletroquímica.
ABSTRACT- This research had as objective to investigate how the appropriation of concepts related to electrochemistry by high school students occurs, based on a didactic proposal based on Historical-Critical Pedagogy (HCP). This research is classified as qualitative and empirical in nature and happened in two classes of senior year of High School, in a public school in the city of Salvador-Ba. In order to achieve this goal, this research was developed through the researched action methodology, using as data collection techniques, class observation, with the purpose of capturing the moments of teacher-student interaction, and semi-structured interview. The data analysis took place by the contributions of Bardin. The results were analyzed from the answers obtained through the questionnaires and student discourses throughout the process as a way of evidencing the appropriation of these concepts. The appropriation took place from the domain of the scientific concepts by the students, through the systematization of the language and specific signs of this concept and organization of concepts involving the concept of electrochemistry.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica
eletroquímica
Eletricidade
CNPq: Ensino de Ciências
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28657
Data do documento: 19-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação -Analouise Almeida do Patrocínio- versão final.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.