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Tipo: Dissertação
Título: A compreensão leitora dos estudantes do ensino médio integrado: uma proposta interventiva para o campus Petrolina Zona Rural - IF – Sertão - PE.
Autor(es): Matos, Márcia do Carmo Silva
Autor(es): Matos, Márcia do Carmo Silva
Abstract: Esta proposta de Projeto de Intervenção apresentada ao Mestrado Profissional em Educação, promovido pela Universidade Federal da Bahia, teve como objetivo principal investigar a compreensão leitora dos estudantes do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, do Campus Petrolina Zona Rural, do IF Sertão-PE, bem como as estratégias didáticas utilizadas pelos professores na formação desses leitores, a fim de elaborar uma Proposta Interventiva com orientações didático-estratégicas relativas à compreensão leitora. A motivação para este estudo surgiu ao acompanhar estudantes expondo suas dificuldades ao depararem-se com um texto, bem como as constantes ponderações dos colegas professores das diversas disciplinas, ao exporem suas angústias em relação à frágil habilidade de compreensão leitora dos discentes. Esta pesquisa surgiu também como implicação da vivência com o fazer docente, pois muitos professores não sabem como trabalhar a compreensão leitora na formação de leitores competentes, isto porque em sua formação não foram preparados para este trabalho. Diante do exposto, fortaleceu-se a necessidade de investigação deste tema, no âmbito do referido Curso, por entendermos que esta questão perpassa todas as disciplinas e que a problemática desta delicada habilidade de muitos estudantes tem inquietado a todos nós docentes, como descrito ao longo desta pesquisa. Para realização desta pesquisa adotamos a abordagem qualitativa-quantitativa, visto que os dados quantificáveis foram analisados numa dimensão qualitativa, e que ambas as perspectivas estão intimamente relacionadas (ANDRÉ, 1995). Esta é uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, envolvendo o método de pesquisa-ação, também chamada de pesquisa- intervenção (ANDRÉ, 1995). Esta pesquisa foi inspirada nas etapas da pesquisa-ação, delineadas por Thiollent (2005): fase exploratória, coleta de dados, análise e interpretação de dados e elaboração do plano de ação. A sistematização desta proposta se deu tendo em conta os teóricos abaixo mencionados, os dados coletados e as proposições oriundas do trabalho de campo sugeridas pelos partícipes em cada etapa ao longo deste estudo. Está fundamentada teoricamente em diversos estudiosos, a exemplo de Fulgêncio; Liberato (2000, 2002), kato (2007), Kleiman (2004, 2009), Koch; Elias (2011), Smith (1989), Solé (2003) e Vaz (2008), que nos ajudaram a aprofundar sobre a leitura, sua respectiva compreensão e estratégias leitoras. E os estudos de Bonilla; Oliveira (2011), Fernández (2012), Morin (1997), Lévy (1998) e Primo (2008) serviram para a reflexão e o aprofundamento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação. A partir do exposto, consideramos que esta proposta tem acentuada relevância social, pois, além de colaborar de forma efetiva para a formação dos sujeitos, em suas atividades acadêmicas, pessoais e profissionais, proporciona condição de maior engajamento no exercício de sua cidadania, no posicionamento crítico e realização de todas as suas atividades como cidadão, com ampliação da compreensão e visão de mundo, firmando, desta forma, sua inserção social. Esta pesquisa favorece também a ampliação da literatura científica, contribuindo para maior visibilidade da realidade existente quanto à (in) compreensão leitora, além de fomentar discussões em torno do papel do professor, em relação à problemática apresentada.
ABSTRACT This proposal of Intervention Project presented to the Professional Master in Education, promoted by the Federal University of Bahia, had as main objective to investigate the reading comprehension of the students of Integrated High School in Agropecuária, Campus Petrolina Zona Rural, IF Sertão-PE, and such as the didactic strategies used by the teachers in the formation of these readers, in order to elaborate an Interventive Proposal with didactic-strategic guidelines regarding the reading comprehension. The motivation for this study emerged by accompanying students by exposing their difficulties when confronted with a text, as well as the constant ponderings of fellow teachers , from the other subjects, in sharing their anxieties in relation to the poor student’s reading comprehension. This research also arose due to teaching practice, since many teachers do not know how to teach the reading comprehension skills, in the training of competent readers, because in their training they were not prepared for this work. Based on the above considerations, the need for research on this topic strengthening the need to research this theme, within the scope of this Course, since we understand that this issue pervades all disciplines and that the problem of this delicate ability of many students has disturbed all of us teachers, as described throughout this research. To carry out this research, we adopted the qualitative-quantitative approach, since the quantifiable data were analyzed in a qualitative dimension, and both perspectives are closely related (ANDRÉ, 1995). This is an applied, exploratory and descriptive research, involving the action research methodology, also called intervention research (ANDRÉ, 1995). This proposal is inspired by the steps of action research, outlined by Thiollent (2005), exploratory phase, data collection, analysis and interpretation of data and elaboration of the action plan - intervening proposal. The systematization of this Proposal is made taking into account the theorists mentioned below, the data collected and the propositions from the field work, suggested by the participants, at each stage, throughout this study. It is theoretically based on several scholars, like Fulgencio; Liberato (2000, 2002), kato (2007), Kleiman (2004, 2009), Koch; Elias (2011), Smith (1989), Solé (2003) and Vaz (2008), which will help us deepen about reading, their respective understanding, and reading strategies. Moreover, Bonilla's studies; Oliveira (2011), Fernández (2012), Morin (1997), Lévy (1998) and Primo (2008) for further reflection on the use of Information and Communication Technologies in education. From all that has been said, it is considered that this proposal has a strong social relevance, as well as collaborating effectively for the training of the subjects, in their academic, personal and professional activities; provides a condition of greater engagement in the exercise of their citizenship, in the critical positioning and fulfillment of all their activities as a citizen, with a broader understanding and vision of the world, thus establishing their social insertion. This research also promotes the scientific literature, contributing to a greater visibility of the existing reality regarding the understanding and lack of understanding reading comprehension. In addition, to instigate discussions about the teacher's role, in relation to the problematic presented.
Palavras-chave: Compreensão leitora
Estratégias didáticas
Ensino integrado
Formação Docente
Tecnologia da informação
Formação do leitor
Reading Comprehension
Didactic strategies
Reading qualification
Teacher training
Digital technology
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação: currículo, linguagens e inovações pedagógicas - MPED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28517
Data do documento: 1-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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