Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2830
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Docência e exaustão emocional |
Other Titles: | Educação & Sociedade |
Authors: | Reis, Eduardo José Farias Borges dos Araújo, Tânia Maria de Carvalho, Fernando Martins Barbalho, Leonardo Oliveira, Manuela Silva |
metadata.dc.creator: | Reis, Eduardo José Farias Borges dos Araújo, Tânia Maria de Carvalho, Fernando Martins Barbalho, Leonardo Oliveira, Manuela Silva |
Abstract: | Um estudo epidemiológico transversal com todos os 808 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, encontrou elevadas prevalências de queixas de cansaço mental (70,1%) e de nervosismo (49,2%). Diversos fatores de risco associaram-se a cansaço mental e a nervosismo: idade >27 anos, ser mulher, ter filhos, escolaridade média, lecionar >5 anos, vínculo de trabalho estável, trabalho em zona urbana, carga horária semanal >35h, renda >360 reais, sobrecarga doméstica média/alta, não ter atividades de lazer, alta demanda no trabalho e baixo suporte social. A classificação do trabalho docente, segundo o Modelo Demanda-Controle de Karasek, revelou os quadrantes "baixa exigência" (40,3%) e "trabalho ativo" (39,7%), ambos com alto controle das atividades por parte dos professores. Professores em trabalho de "alta exigência" e "trabalho ativo" apresentaram prevalências de cansaço mental e de nervosismo mais elevadas que aqueles de "baixa exigência". |
Keywords: | Saúde dos professores Mal-estar docente Burnout e magistério Trabalho docente Ensino e saúde eachers' health Teaching discomfort urnout and Teachers Teaching work Education and health |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2830 |
Issue Date: | Jan-2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a12v27n94.pdf | 116,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.