Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Eduardo José Farias Borges dos-
dc.contributor.authorAraújo, Tânia Maria de-
dc.contributor.authorCarvalho, Fernando Martins-
dc.contributor.authorBarbalho, Leonardo-
dc.contributor.authorOliveira, Manuela Silva-
dc.creatorReis, Eduardo José Farias Borges dos-
dc.creatorAraújo, Tânia Maria de-
dc.creatorCarvalho, Fernando Martins-
dc.creatorBarbalho, Leonardo-
dc.creatorOliveira, Manuela Silva-
dc.date.accessioned2011-09-22T19:13:15Z-
dc.date.available2011-09-22T19:13:15Z-
dc.date.issued2006-01-
dc.identifier.issn0101-7330-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2830-
dc.descriptionp.229-253pt_BR
dc.description.abstractUm estudo epidemiológico transversal com todos os 808 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, encontrou elevadas prevalências de queixas de cansaço mental (70,1%) e de nervosismo (49,2%). Diversos fatores de risco associaram-se a cansaço mental e a nervosismo: idade >27 anos, ser mulher, ter filhos, escolaridade média, lecionar >5 anos, vínculo de trabalho estável, trabalho em zona urbana, carga horária semanal >35h, renda >360 reais, sobrecarga doméstica média/alta, não ter atividades de lazer, alta demanda no trabalho e baixo suporte social. A classificação do trabalho docente, segundo o Modelo Demanda-Controle de Karasek, revelou os quadrantes "baixa exigência" (40,3%) e "trabalho ativo" (39,7%), ambos com alto controle das atividades por parte dos professores. Professores em trabalho de "alta exigência" e "trabalho ativo" apresentaram prevalências de cansaço mental e de nervosismo mais elevadas que aqueles de "baixa exigência".pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSaúde dos professorespt_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectBurnout e magistériopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino e saúdept_BR
dc.subjecteachers' healthpt_BR
dc.subjectTeaching discomfortpt_BR
dc.subjecturnout and Teacherspt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.titleDocência e exaustão emocionalpt_BR
dc.title.alternativeEducação & Sociedadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubCampinaspt_BR
dc.identifier.number27(94):229-253pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a12v27n94.pdf116,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.