Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Boccia, Leonardo Vincenzo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thiago Pondé de | - |
dc.creator | Oliveira, Thiago Pondé de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T16:36:37Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T16:36:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-08 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28184 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo dissertativo tem caráter de ensaística e conversação processual e registra o primeiro exercício acadêmico indiciário e transdisciplinar acerca do neoconceito tropifagia (comer o país tropical) e das práticas da Cena Tropifágica. O hipertexto de abertura apresenta a estética tropifágica, a partir de recorte inspirado nas pílulas audiovisuais propostas por Nina La Croix. O segundo itinerário passa pelo desenvolvimento de conversações coletivas, nascidas inicialmente durante a construção do acervo Comendo o País Tropical (2016), aprofundadas posteriormente nas conversas aqui expostas, tanto na abordagem afim do amálgama brasileiro, de Jorge Mautner, quanto nos comentários retóricos e distintivos acerca de ponderações e conjecturas conceituais e pragmáticas, de Aline Carvalho e Nina la Croix, duas outras fundadoras da Cena. A terceira providência consiste em três ensaios auto-etnográficos, que abordam algumas de minhas experiências pessoais e artísticas, fundamentais para a tessitura encarnada no neoconceito tropifagia. O quarto abarca o histórico e acervo reunido da Cena Tropifágica. O trabalho reúne ainda prólogo, epílogo, apêndice, e um CD em anexo com materiais audiovisuais e fotográficos | pt_BR |
dc.description.abstract | The present dissertation has an essay and procedural conversation typogoly and records the first transdisciplinary academic exercise about the neoconcept tropifagia (eating the tropical country) and the practices of Tropifágica Scene. The opening hypertext presents tropifágica aesthetics, which approach was inspired by the "form" of audiovisual pills proposed by Nina La Croix. The second itinerary involves the development of collective conversation, which has been initially recorded during the construction of the Comendo o País Tropical (2016) collection, later deepened in the conversation presented here, both in Jorge Mautner's approach to the Brazilian amalgam, as in the rhetorical and distinctive comments of Aline Carvalho and Nina la Croix, two other components of the Scene, about my personnal ponderings and both conceptual and pragmatic conjectures. The third part consists of three self-ethnographic essays, which address some of my personal and artistic experiences, fundamental to the incarnation of the term tropifagia. The fourth part consists of the historical and collected collection of Tropifágica Scene. The work also includes a prologue, epilogue, appendix, and an attached CD with audiovisual and photographic materials. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Humanidades | pt_BR |
dc.subject | Transversalidades | pt_BR |
dc.title | Tropifagia - Comendo o País Tropical: Um exercício estético indiciário, autoetnográfico e coletivo acerca do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Edilene Dias | - |
dc.contributor.referees | Silva, José Raimundo Rios da | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA)
|