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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estereótipos femininos nos jogos eletrônicos online: um estudo sobre representações de gênero em League of legends
Authors: Nascimento, Jéssica
metadata.dc.creator: Nascimento, Jéssica
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar estereótipos de gênero presentes na construção dos aspectos visuais, funcionais e narrativos das personagens femininas "Tanque" e "Suporte", do jogo eletrônico online League of Legends (LoL), por estas serem as funções mais estereotipadas entre todas do jogo. Pretendeu-se constatar se a presença de estereótipos femininos no LoL, decorrente de determinados padrões sociais e estéticos impostos à representação midiática das mulheres, influencia na dinâmica e interação entre os(as) jogadores(as) ou reflete em suas percepções em relação às diferenças de gênero e à presença feminina no jogo. A escolha de League of Legends como objeto de estudo se deu por sua relevância no cenário atual dos jogos eletrônicos online e também pela presença marcante de estereótipos tradicionais e rígidos nas referidas personagens, apesar das transformações sociais e políticas decorrentes dos movimentos feministas. Neste trabalho, os jogos eletrônicos são entendidos como fenômenos culturais, capazes de contribuir para a formação dos modos de ser e agir de um indivíduo. Desta forma, é pertinente analisar quais efeitos os estereótipos de gênero exercem na formação individual de jogadoras e jogadores.
The objective of this research is to analyze gender stereotypes present in the construction of the visual aspects, functionals and narrative aspects of the female characters "Tank" and "Support" of the online electronic game League of Legends (LoL), for these are the most stereotyped roles in the game. It was intended to see if the presence of stereotypes in LoL, due to certain social and aesthetic standards imposed on media representation of women, influences the dynamics and interaction between players, as well as their perceptions about gender differences and the female presence on LoL or reflects in their perceptions of the differences gender and women's presence in the game. The choice of subject happened from the relevance of League of Legends in the present scenario of online electronic games and also the strong presence of traditional and rigid stereotypes in these characters, despite the social and political changes resulting from the feminist movements. In this research, electronic games are seen as cultural phenomena, that contribute to the formation of the ways of being and acting of an individual. Thus, it is relevant to analyze what effects the gender stereotypes have on individual formation players.
Keywords: Jogo eletrônico online
Representações de gênero
Interatividade
Estereótipos
Personagens femininas
Online electronic game
Gender representations
Interactivity
Stereotypes
Female characters
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Facom
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28032
Issue Date: 26-Nov-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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