Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNatansohn, Graciela-
dc.contributor.authorNascimento, Jéssica-
dc.creatorNascimento, Jéssica-
dc.date.accessioned2018-11-26T13:56:08Z-
dc.date.available2018-11-26T13:56:08Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28032-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar estereótipos de gênero presentes na construção dos aspectos visuais, funcionais e narrativos das personagens femininas "Tanque" e "Suporte", do jogo eletrônico online League of Legends (LoL), por estas serem as funções mais estereotipadas entre todas do jogo. Pretendeu-se constatar se a presença de estereótipos femininos no LoL, decorrente de determinados padrões sociais e estéticos impostos à representação midiática das mulheres, influencia na dinâmica e interação entre os(as) jogadores(as) ou reflete em suas percepções em relação às diferenças de gênero e à presença feminina no jogo. A escolha de League of Legends como objeto de estudo se deu por sua relevância no cenário atual dos jogos eletrônicos online e também pela presença marcante de estereótipos tradicionais e rígidos nas referidas personagens, apesar das transformações sociais e políticas decorrentes dos movimentos feministas. Neste trabalho, os jogos eletrônicos são entendidos como fenômenos culturais, capazes de contribuir para a formação dos modos de ser e agir de um indivíduo. Desta forma, é pertinente analisar quais efeitos os estereótipos de gênero exercem na formação individual de jogadoras e jogadores.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze gender stereotypes present in the construction of the visual aspects, functionals and narrative aspects of the female characters "Tank" and "Support" of the online electronic game League of Legends (LoL), for these are the most stereotyped roles in the game. It was intended to see if the presence of stereotypes in LoL, due to certain social and aesthetic standards imposed on media representation of women, influences the dynamics and interaction between players, as well as their perceptions about gender differences and the female presence on LoL or reflects in their perceptions of the differences gender and women's presence in the game. The choice of subject happened from the relevance of League of Legends in the present scenario of online electronic games and also the strong presence of traditional and rigid stereotypes in these characters, despite the social and political changes resulting from the feminist movements. In this research, electronic games are seen as cultural phenomena, that contribute to the formation of the ways of being and acting of an individual. Thus, it is relevant to analyze what effects the gender stereotypes have on individual formation players.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo eletrônico onlinept_BR
dc.subjectRepresentações de gêneropt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectPersonagens femininaspt_BR
dc.subjectOnline electronic gamept_BR
dc.subjectGender representationspt_BR
dc.subjectInteractivitypt_BR
dc.subjectStereotypespt_BR
dc.subjectFemale characterspt_BR
dc.titleEstereótipos femininos nos jogos eletrônicos online: um estudo sobre representações de gênero em League of legendspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFacompt_BR
dc.publisher.initialsFacompt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estereótipos femininos nos jogos eletrônicos online.pdfTcc 2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Conhecendo League of Legends.mp4_1Video 67,29 MBVideo QuicktimeVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.