Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27772
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Julio Neves | - |
dc.contributor.author | FRANCO, LAYLLA GOMES | - |
dc.creator | FRANCO, LAYLLA GOMES | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T19:57:56Z | - |
dc.date.available | 2018-10-22T19:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27772 | - |
dc.description.abstract | Neste memorial, apresentam-se as atividades profissionais e científicas mais significativas desenvolvidas durante o percurso da vida acadêmica e que foram basilares para prática didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, na rede estadual de ensino. A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na contemporaneidade desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional, potencializando-o através de ferramentas que garantem uma aprendizagem mais participativa e congruente em relação aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, considerando que o professor não deve se abster do seu papel de mediador do conhecimento, empreendeu-se uma pesquisa cujo principal objetivo é viabilizar a construção da autonomia crítica dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio dos multiletramentos. Para isso, foram mobilizados conceitos como autonomia, autoria e multiletramentos no ensino de língua portuguesa, considerando as contribuições destes para as intercessões teórico-metodológicas realizadas na pesquisa visando à implementação de um projeto de intervenção que parte dos gêneros textuais virtuais já utilizados cotidianamente pelos estudantes para a construção de novas competências e subjetividades, mediadas pela tecnologia. Para a escolha do gênero textual que serviria como mediador das situações de aprendizagem foram utilizados como instrumentos de pesquisa: rodas de conversas, questionários semi-estruturados, além de observação realizada no decorrer das aulas. Após análise das informações coletadas, elaborou-se uma proposta didática que utiliza o gênero Facebook para incentivar os alunos a produzirem narrativas biográficas em ambiente virtual, no qual é possível a alternância de papeis e a interatividade fundamentais para a construção de sua autonomia crítica, principalmente em processos de comunicação em rede. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
dc.title | Letramento digital: as aulas de língua portuguesa como construção da autonomia do aluno | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Silva, Simone Bueno Borges da | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capa - Memorial.docx | 46,8 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir | |
Memorial de formação - Defesa (revisado)out (1).docx | 3,91 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.