Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Julio Neves-
dc.contributor.authorFRANCO, LAYLLA GOMES-
dc.creatorFRANCO, LAYLLA GOMES-
dc.date.accessioned2018-10-22T19:57:56Z-
dc.date.available2018-10-22T19:57:56Z-
dc.date.issued2018-10-22-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27772-
dc.description.abstractNeste memorial, apresentam-se as atividades profissionais e científicas mais significativas desenvolvidas durante o percurso da vida acadêmica e que foram basilares para prática didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, na rede estadual de ensino. A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na contemporaneidade desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional, potencializando-o através de ferramentas que garantem uma aprendizagem mais participativa e congruente em relação aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, considerando que o professor não deve se abster do seu papel de mediador do conhecimento, empreendeu-se uma pesquisa cujo principal objetivo é viabilizar a construção da autonomia crítica dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio dos multiletramentos. Para isso, foram mobilizados conceitos como autonomia, autoria e multiletramentos no ensino de língua portuguesa, considerando as contribuições destes para as intercessões teórico-metodológicas realizadas na pesquisa visando à implementação de um projeto de intervenção que parte dos gêneros textuais virtuais já utilizados cotidianamente pelos estudantes para a construção de novas competências e subjetividades, mediadas pela tecnologia. Para a escolha do gênero textual que serviria como mediador das situações de aprendizagem foram utilizados como instrumentos de pesquisa: rodas de conversas, questionários semi-estruturados, além de observação realizada no decorrer das aulas. Após análise das informações coletadas, elaborou-se uma proposta didática que utiliza o gênero Facebook para incentivar os alunos a produzirem narrativas biográficas em ambiente virtual, no qual é possível a alternância de papeis e a interatividade fundamentais para a construção de sua autonomia crítica, principalmente em processos de comunicação em rede.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.titleLetramento digital: as aulas de língua portuguesa como construção da autonomia do alunopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSilva, Simone Bueno Borges da-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa - Memorial.docx46,8 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
Memorial de formação - Defesa (revisado)out (1).docx3,91 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.