https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27676
Tipo: | Dissertação |
Título: | Evasão estudantil no ensino superior: um estudo de caso no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. |
Autor(es): | Yamamoto, Neire Ferreira |
Autor(es): | Yamamoto, Neire Ferreira |
Abstract: | O presente Projeto de Intervenção (PI) teve por objetivo analisar as causas de evasão dos dois cursos superiores do IF SERTAO-PE, Campus Petrolina Zona Rural, no período de 2014 a 2017. Buscou não apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relações entre os diversos elementos presentes em suas características. A investigação, que envolveu pesquisa documental e bibliográfica, assumiu a forma de um estudo de caso. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material, coletado por intermédio de questionários. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasão relacionadas às seguintes categorias: falta de orientação vocacional e desconhecimento da metodologia do curso; deficiência da educação básica; mudança de endereço; problemas financeiros; horário de trabalho incompatível com o de estudo. Após analisar estes casos, observou-se a inexistência de um planejamento sistemático e articulado de ações Intersetoriais no Campus Petrolina Zona Rural. Assim como intervenção ao fenômeno em estudo, foi proposto, ainda que em linhas gerais, duas frentes de intervenção escolar: uma no tocante à construção e implementação de um Plano de Ações Articuladas Intersetoriais e, outra articulada à primeira, a construção e implementação de um sistema computacional (software) para o fomento de um banco de dados institucional. ABSTRACT This Intervention Project (IP) aimed to analyze the dropout causes of the two higher education courses of IF SERTAO-PE, Campus Petrolina Zona Rural, in the period from 2014 to 2017. It was sought not only identifying the factors directly signalized by ex-students as causes of abandonment, but also understanding the relationships between the various elements present in its characteristics. The research, which involved documental research and literature, took the form of a case study. Regarding the approach, the study was qualitative and applied the strategy of content analysis for the material treatment, collected by questionnaires. The results of the research pointed out causes of dropout related to the following categories: lack of vocational guidance and the ignorance of the course methodology ; deficiency from basic education; change of address; financial problems; incompatible work schedule regarding study schedule. After analysing these , it was observed the lack of articulated systematic planning and intersectoral actions in IF Sertão-PE Campus Petrolina Zona Rural. Besides the intervention to the phenomenon under study, it has been proposed, even in general lines, two fronts of educational intervention: one regarding the construction and implementation of a plan of articulated intersectorial actions, and another based on the first, the construction and implementation of a computer system (software) for the promotion of an institutional database. |
Palavras-chave: | Evasão Universitária Ensino Superior Educação Profissional Método de estudo de casos Evasão Intervention Project Evasion Higher education Professional Education |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27676 |
Data do documento: | 11-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A4 VERSAO.pdf | 700,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.