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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27660
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorSouza, Fernanda Sanjuan de-
dc.creatorSouza, Fernanda Sanjuan de-
dc.date.accessioned2018-10-09T12:14:23Z-
dc.date.available2018-10-09T12:14:23Z-
dc.date.issued2018-10-09-
dc.date.submitted2018-09-06-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27660-
dc.description.abstractO presente estudo surgiu do desejo de compreender propositivamente quais princípios orientaram a formação de contadora de histórias da cultura popular (também chamada de griô), de Vovó Cici, e como esses princípios poderiam contribuir para a formação docente. Sendo assim, neste trabalho, entrecruzei duas narrativas de histórias de formação em educação: a minha formação como docente e a formação griô de Vovó Cici. Partindo desse entrecruzamento, criei um panorama que destaca os princípios e os elementos constitutivos da contação de histórias de Dona Cici e que podem inspirar práxis pedagógicas fundamentadoras de planos de aulas, projetos e ações educativas diversas, em qualquer espaço educativo. A trajetória deste estudo foi balizado pela Etnometodologia Crítica Multirreferencial. O conceito de Pensamento Abissal de Boaventura Santos (2007), juntamente com as propostas da Pedagogia Decolonial de Catherine Walsh (2013), são os substratos para uma análise propositiva sobre as formações docentes e educativas narradas.pt_BR
dc.description.abstractResumen Este estudio surge del deseo de proponer la comprensión de los principios que orientaron la formación de contadora de historias de la cultura popular, de la Abuela Cici – una señora, contadora de historias (conocida también como griot) – y como estos principios podrían contribuir con la formación docente. Por tanto, en este trabajo, se entrelazan dos narrativas de historias de formación en la educación: mi formación como docente y la formación griot de la abuela Cici. Comenzando con este entrelazamiento, pretendo crear un panorama que destaque los principios y los elementos constituyentes para contar las historias de la señora Cici que puedan inspirar prácticas pedagógicas fundamentalistas de los planos de clases, proyectos y diversas acciones educativas, en cualquier espacio educacional. La trayectoria de este estudio está marcado pela Etnometodologia Crítica Multirreferencial. El concepto de Pensamiento Abisal de Boaaventura Santos (2007), en conjunto con las propuestas de la Pedagogia Decolonial de Catherine Walsh (2013), son sustratos para un análisis propositivo sobre las formaciones docentes y educativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectArte narrativapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.titleTrajetórias formativas e histórias: aprendizagens que vovó Cici deixou cair no meu ouvido.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMoeira, Fayga Rocha-
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação em Educação.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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