Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2758
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
Otros títulos : Revista da Escola de Enfermagem da USP
Autor : Pires, Cláudia Geovana da Silva
Mussi, Fernanda Carneiro
metadata.dc.creator: Pires, Cláudia Geovana da Silva
Mussi, Fernanda Carneiro
Resumen : A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.
Palabras clave : Hipertensão
Educação em saúde
Cuidados de enfermagem
Hipertensión
Educación en salud
Atención de enfermería
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758
Fecha de publicación : mar-2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
30.pdf178,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.