Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2758
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
Otros títulos : | Revista da Escola de Enfermagem da USP |
Autor : | Pires, Cláudia Geovana da Silva Mussi, Fernanda Carneiro |
metadata.dc.creator: | Pires, Cláudia Geovana da Silva Mussi, Fernanda Carneiro |
Resumen : | A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização. |
Palabras clave : | Hipertensão Educação em saúde Cuidados de enfermagem Hipertensión Educación en salud Atención de enfermería |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758 |
Fecha de publicación : | mar-2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
30.pdf | 178,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.