Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2758
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
Other Titles: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Authors: Pires, Cláudia Geovana da Silva
Mussi, Fernanda Carneiro
metadata.dc.creator: Pires, Cláudia Geovana da Silva
Mussi, Fernanda Carneiro
Abstract: A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.
Keywords: Hipertensão
Educação em saúde
Cuidados de enfermagem
Hipertensión
Educación en salud
Atención de enfermería
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758
Issue Date: Mar-2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30.pdf178,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.