Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2758
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
Other Titles: | Revista da Escola de Enfermagem da USP |
Authors: | Pires, Cláudia Geovana da Silva Mussi, Fernanda Carneiro |
metadata.dc.creator: | Pires, Cláudia Geovana da Silva Mussi, Fernanda Carneiro |
Abstract: | A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização. |
Keywords: | Hipertensão Educação em saúde Cuidados de enfermagem Hipertensión Educación en salud Atención de enfermería |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758 |
Issue Date: | Mar-2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.