Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27517
metadata.dc.type: Tese
Title: Mestras da Cultura Popular em Belém:narrativas de vida, ativismos culturais e protagonismos musicais
Authors: Lago, Jorgete Maria Portal
metadata.dc.creator: Lago, Jorgete Maria Portal
Abstract: A presente pesquisa tem como foco as narrativas de vida de Mestras da cultura popular em Belém do Pará. As análises destas narrativas busca compreender quais as contribuições culturais e musicais dadas por estas Mestras por meio de suas ações de protagonismo na liderança de seus grupos. Belém é uma cidade de grande diversidade cultural e nela encontramos um número expressivo de manifestações tradicionais realizadas até os dias atuais. As práticas culturais abordadas nesta pesquisa são: o Cordão de Pássaro e Bicho; Pássaro Junino; Boi-bumbá; Boi de Máscara e Pastorinha que consistem na encenação de dramas com temas ligados ao imaginário amazônico. E um repertório musical composto de gêneros musicais regionais tais como, o carimbó, marcha carnavalesca, bolero e toadas. A metodologia utilizada foi de revisão e levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com perguntas semi-estruturadas, registros audiovisuais e fotográficos das apresentações dos grupos liderados pelas Mestras. Esta pesquisa traz como perspectiva teórica os estudos de gênero, raça e classe de uma perspectiva feminista, negra e decolonial. E chama atenção para a visibilização e valorização das práticas culturais, artísticas e musicais de mulheres negras e pobres, moradoras de bairros de baixo status social, mas que tem na sua atividade musical seu meio de enfrentamento na luta contra o sexismo, racismo e classismo. Ao abordar a prática e produção de mulheres racializadas, esta pesquisa visa contribuir para os estudos em Etnomusicologia e Música Popular estimulando uma nova história da música do ponto de vista das mulheres.
The present research focuses on the life narratives of popular culture female masters in Belém-Pará. These narratives analysis seeks to understand the cultural and musical contributions given by these women through their actions of leadership in their groups. Belém is a city of great cultural diversity and we find an expressive number of traditional manifestations that are performed until today. The cultural practices addressed in this research are Cordão de Pássaro e Bicho; Pássaro Junino; Boi-bumbá; Boi de Máscara and Pastorinha, which consist in the staging of dramas related to Amazonian imaginary themes. In addition, a musical repertoire composed of regional musical genres such as, carimbó, carnival tunes, bolero and toadas. The methodologies used were literature review and bibliographic research, interviews with semi-structured questions, audiovisual and photographic records of groups presentations led by the female masters. This research brings as theoretical perspective the studies of gender, race and class from a feminist, black and decolonial perspective. And draws attention to contribute to the visibility and appreciation of the cultural, artistic and musical practices of black and poor women living in low social status districts, but who have in their musical activity their means of coping in the fight against sexism, racism and classism. In addressing the racialized women practice and production, this research aims to contribute to studies in Ethnomusicology and Popular Music stimulating a new history of music from the women point of view
Keywords: Cultura popular - Belem do Pará
Etnomusicologia
metadata.dc.subject.cnpq: Artes
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27517
Issue Date: 26-Sep-2018
Appears in Collections:Tese (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese versão final.pdf3,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.