Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.contributor.authorLago, Jorgete Maria Portal-
dc.creatorLago, Jorgete Maria Portal-
dc.date.accessioned2018-09-26T11:35:07Z-
dc.date.available2018-09-26T11:35:07Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.date.submitted2017-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27517-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como foco as narrativas de vida de Mestras da cultura popular em Belém do Pará. As análises destas narrativas busca compreender quais as contribuições culturais e musicais dadas por estas Mestras por meio de suas ações de protagonismo na liderança de seus grupos. Belém é uma cidade de grande diversidade cultural e nela encontramos um número expressivo de manifestações tradicionais realizadas até os dias atuais. As práticas culturais abordadas nesta pesquisa são: o Cordão de Pássaro e Bicho; Pássaro Junino; Boi-bumbá; Boi de Máscara e Pastorinha que consistem na encenação de dramas com temas ligados ao imaginário amazônico. E um repertório musical composto de gêneros musicais regionais tais como, o carimbó, marcha carnavalesca, bolero e toadas. A metodologia utilizada foi de revisão e levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com perguntas semi-estruturadas, registros audiovisuais e fotográficos das apresentações dos grupos liderados pelas Mestras. Esta pesquisa traz como perspectiva teórica os estudos de gênero, raça e classe de uma perspectiva feminista, negra e decolonial. E chama atenção para a visibilização e valorização das práticas culturais, artísticas e musicais de mulheres negras e pobres, moradoras de bairros de baixo status social, mas que tem na sua atividade musical seu meio de enfrentamento na luta contra o sexismo, racismo e classismo. Ao abordar a prática e produção de mulheres racializadas, esta pesquisa visa contribuir para os estudos em Etnomusicologia e Música Popular estimulando uma nova história da música do ponto de vista das mulheres.pt_BR
dc.description.abstractThe present research focuses on the life narratives of popular culture female masters in Belém-Pará. These narratives analysis seeks to understand the cultural and musical contributions given by these women through their actions of leadership in their groups. Belém is a city of great cultural diversity and we find an expressive number of traditional manifestations that are performed until today. The cultural practices addressed in this research are Cordão de Pássaro e Bicho; Pássaro Junino; Boi-bumbá; Boi de Máscara and Pastorinha, which consist in the staging of dramas related to Amazonian imaginary themes. In addition, a musical repertoire composed of regional musical genres such as, carimbó, carnival tunes, bolero and toadas. The methodologies used were literature review and bibliographic research, interviews with semi-structured questions, audiovisual and photographic records of groups presentations led by the female masters. This research brings as theoretical perspective the studies of gender, race and class from a feminist, black and decolonial perspective. And draws attention to contribute to the visibility and appreciation of the cultural, artistic and musical practices of black and poor women living in low social status districts, but who have in their musical activity their means of coping in the fight against sexism, racism and classism. In addressing the racialized women practice and production, this research aims to contribute to studies in Ethnomusicology and Popular Music stimulating a new history of music from the women point of viewpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popular - Belem do Parápt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.titleMestras da Cultura Popular em Belém:narrativas de vida, ativismos culturais e protagonismos musicaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSouza, Ana Cláudia Gomes de-
dc.contributor.refereesMarques, Francisca Helena-
dc.contributor.refereesBarbosa, Licia Maria de Lima-
dc.contributor.refereesConrado, Mônica Prates-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese versão final.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.