Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27459
Tipo: | Dissertação |
Título: | Esta é a nossa voz: narrativas de vida dos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Reitor Calmon |
Autor(es): | Ribeiro, Soraya Coelho da Silva |
Autor(es): | Ribeiro, Soraya Coelho da Silva |
Abstract: | O presente Memorial é uma narrativa reflexiva de formação. Nele constam as minhas
reflexões e memórias de letramentos, daquilo que me fez e constituiu como professora e
pesquisadora. Estão também registrados aqui, detalhadamente, a pesquisa-ação-formaçãoexperiencial,
através da abordagem autobiográfica, realizada em sala de aula com alunos do 7º
ano do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, em Simões Filho, cujo corpus é constituído
das narrativas dos estudantes escritas no período dos vinte e um encontros que realizamos, nos
quais foram feitas, além da escrita dos textos, rodas de conversa e leituras de textos
motivadores para a escrita das histórias de vida dos estudantes. Nessa pesquisa, assumo como
objetivo investigar as narrativas dos estudantes acerca de seus processos de letramentos e a
influência desses para sua construção identitária, pessoal e estudantil e sua influência na
formação dos educandos como leitores e produtores de textos especialmente os do gênero
autobiográfico. Nesse sentido, ressalta-se que o desenvolvimento da pesquisa aconteceu sob a
perspectiva da língua como lugar de interação e através do processo sócio-interacionista de
ensino aprendizagem. Ao escolher as narrativas autobiográficas como abordagem da
pesquisa, temas como família, relações interpessoais, na escola, com seus pares e professores
e projeções para o futuro são também abordadas. The present Memorial is a reflective narrative of formation. In it are my reflections and memories of my literacy, have taught me and constitute me as a teacher and researcher. Also the action-formation-experiential-research is registered here through the autobiographical approach, carried out in the classroom with 7th grade students of the Reitor Miguel Calmon State school, in Simões Filho, whose corpus is constituted of the narratives of students written in the period of the twenty-one meetings we have made. In these meetings, in addition to the writing of the texts, we had conversation wheels, and reading motivational text for the writing of students' life histories. In this research, I aim to investigate students' narratives about their literacy processes and their influence on their identity, personal and student construction and their influence on the formation of students as readers and producers of texts especially those of the autobiographical genre. In this sense, it is emphasized that the development of the research happened from the perspective of language as a place of interaction and through the socio-interactionist process of teaching learning. In choosing autobiographical narratives as a research approach, topics such as family, interpersonal relationships, at school, with peers and teachers, and projections for the future are also addressed. |
Palavras-chave: | Letramentos Narrativas Língua Portuguesa Autobiografia Histórias de vida |
CNPq: | Letras |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Metrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27459 |
Data do documento: | 21-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTA É A NOSSA VOZ....pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.