Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27459
Tipo: Dissertação
Título: Esta é a nossa voz: narrativas de vida dos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Reitor Calmon
Autor(es): Ribeiro, Soraya Coelho da Silva
Autor(es): Ribeiro, Soraya Coelho da Silva
Abstract: O presente Memorial é uma narrativa reflexiva de formação. Nele constam as minhas reflexões e memórias de letramentos, daquilo que me fez e constituiu como professora e pesquisadora. Estão também registrados aqui, detalhadamente, a pesquisa-ação-formaçãoexperiencial, através da abordagem autobiográfica, realizada em sala de aula com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, em Simões Filho, cujo corpus é constituído das narrativas dos estudantes escritas no período dos vinte e um encontros que realizamos, nos quais foram feitas, além da escrita dos textos, rodas de conversa e leituras de textos motivadores para a escrita das histórias de vida dos estudantes. Nessa pesquisa, assumo como objetivo investigar as narrativas dos estudantes acerca de seus processos de letramentos e a influência desses para sua construção identitária, pessoal e estudantil e sua influência na formação dos educandos como leitores e produtores de textos especialmente os do gênero autobiográfico. Nesse sentido, ressalta-se que o desenvolvimento da pesquisa aconteceu sob a perspectiva da língua como lugar de interação e através do processo sócio-interacionista de ensino aprendizagem. Ao escolher as narrativas autobiográficas como abordagem da pesquisa, temas como família, relações interpessoais, na escola, com seus pares e professores e projeções para o futuro são também abordadas.
The present Memorial is a reflective narrative of formation. In it are my reflections and memories of my literacy, have taught me and constitute me as a teacher and researcher. Also the action-formation-experiential-research is registered here through the autobiographical approach, carried out in the classroom with 7th grade students of the Reitor Miguel Calmon State school, in Simões Filho, whose corpus is constituted of the narratives of students written in the period of the twenty-one meetings we have made. In these meetings, in addition to the writing of the texts, we had conversation wheels, and reading motivational text for the writing of students' life histories. In this research, I aim to investigate students' narratives about their literacy processes and their influence on their identity, personal and student construction and their influence on the formation of students as readers and producers of texts especially those of the autobiographical genre. In this sense, it is emphasized that the development of the research happened from the perspective of language as a place of interaction and through the socio-interactionist process of teaching learning. In choosing autobiographical narratives as a research approach, topics such as family, interpersonal relationships, at school, with peers and teachers, and projections for the future are also addressed.
Palavras-chave: Letramentos
Narrativas
Língua Portuguesa
Autobiografia
Histórias de vida
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Metrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27459
Data do documento: 21-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTA É A NOSSA VOZ....pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.