Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27303
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
Autor : | Camargo, Giselle Guilhon |
metadata.dc.creator: | Camargo, Giselle Guilhon |
Resumen : | Esta tese é uma “descrição densa” do ritual do Sama (audição) – o concerto espiritual composto de oração, recitação, canção, música e dança inspirado pelo persa Jalaluddin Rumi ou Mevlana (1207-1273), em Konya (Turquia), no século XIII – tal como é praticado atualmente.
Conjugando a análise histórica diacrônica com a investigação sincrônica etnográfica, este estudo fornece uma abordagem interdisciplinar – Antropológica, Etnocenológica e Etnomusicológica – baseada em categorias nativas. This thesis is a “dense description” of the Sama (audition) ritual – the spiritual concert composed by prayer, recitation, song, music and dance, inspired by the Persian Jalaluddin Rumi or Mevlana (1207-1273) in Konya (Turkey), in the thirteen century – as is practiced nowadays. Conjugating the diachronic historical analysis with the synchronic ethnographic inquiring, this study provides an interdisciplinary approach – Anthropological, Ethnoscenological and Ethnomusicological – based on native categories. |
Palabras clave : | Artes Cênicas Etnomusicologia Etnocenologia Sama Mevlevi |
metadata.dc.subject.cnpq: | Lingüística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27303 |
Fecha de publicación : | 11-sep-2018 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Giselle - doutorado final.doc | 57,79 MB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.