Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Jacyan Castilho de-
dc.contributor.authorHermida, Santiago Harris-
dc.creatorHermida, Santiago Harris-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:15:40Z-
dc.date.available2018-09-11T13:15:40Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2012-03-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27286-
dc.description.abstractA pesquisa analisou um processo criativo grupal que propõe a introdução de exercícios e teorias da Psicologia Bioenergética em uma proposta de treinamento de palhaço. Para a consecução desse objetivo realizamos o laboratório “II Encontro Oficina: Palhaço e Psicologia Bioenergética”. O pressuposto deste trabalho é que certos princípios da Psicologia Bioenergética podem servir para o desenvolvimento da criatividade na arte do palhaço. Trata-se de um estudo de caso, onde foram utilizadas técnicas como entrevistas, vídeos, fotografia e diário de campo. A análise teve como objetivo formular relações possíveis entre as duas áreas e examinar, junto à percepção dos participantes, essa possibilidade de exploração do palhaço. Considerou-se finalmente que, nas artes do espetáculo, o resultado cênico desse processo pode contribuir para evidenciar uma complementaridade e integração de ferramentas artísticas e terapêuticas que aprofundam e expandem a capacidade criativa dos exploradores dessa arte.pt_BR
dc.description.abstractThe research examines a group creative process which proposes the introduction of exercises and theories of Bioenergetics Psychology in a clown training proposal. To achieve this objective we performed the laboratory: "II Meeting Workshop: Clown and Bioenergetics Psychology". The assumption of this work is that certain principles of Bioenergetic Psychology can serve for the development of creativity in the art of clowning. This is a case study, which used techniques such as interviews, videos, photography and field journal. The analysis aims to make possible relations between the two areas and examine, with the participants' perceptions, that possibility of clown exploration. In performing arts, scenic results of this process can contribute to highlight a complementarity and integration of artistic and therapeutic tools that deepen and expand the creative capacity of the explorers of this art.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectBioenergéticapt_BR
dc.subjectPalhaçariapt_BR
dc.subjectClownpt_BR
dc.subjectClowningpt_BR
dc.subjectBioenergetics Psychologypt_BR
dc.subjectPerforming Artspt_BR
dc.titlePalhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Jacyan Castilho de-
dc.contributor.refereesReis, Demian Moreira-
dc.contributor.refereesSantos, Gláucio Machado-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO final.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.