https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27266
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Sympathy for vengeance: o universo narrativo e aterrorizante de Park Chan-Wook na trilogia da vingança |
Autor : | Lima, Humberto Lima Saldanha Magalhães |
metadata.dc.creator: | Lima, Humberto Lima Saldanha Magalhães |
Resumen : | A presente monografia tem como objetivo identificar como são construídas narrativamente as obras concernentes à Trilogia da vingança, composta por Sympathy For Mr. Vengeance (Boksuneun Naui Geot,, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Sympathy For Lady Vengeance (Chinjeolhan Geumja-si, 2005). Os filmes foram dirigidos pelo cineasta sul-coreano Park Chan-wook e dentro de sua filmografia são aqueles que melhor contemplam as singularidades de sua obra, uma vez que seu estilo está impresso na construção plástica, narrativa e temática. Sendo assim, a proposta é examinar como certos elementos se organizam internamente no corpus escolhido, a fim de provocar efeitos no âmbito da apreciação. Nesse sentido, a pesquisa foi guiada por dois principais pressupostos teóricos, os conceitos de narrativa de influência Neoformalista, trabalhados pelo pesquisador David Bordwell, além dos preceitos inerentes à metodologia Poética do Cinema, desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes, cuja premissa considera o filme um conjunto de estratégias construído para suscitar determinados ânimos no espectador. Aliado a essas perspectivas, parte-se do pressuposto que a construção narrativa dialoga com aspectos inerentes ao gênero cinematográfico terror, já que a violência é recorrente nos filmes em questão. Imagens de torturas e assassinatos confirmam tal suposição, pois, a condição essencial para tal categoria genérica é a presença de um perigo iminente passível de ser provocado por uma ação humana. Com a análise da obra de Park, busca-se demonstrar como a utilização de uma poética atrelada à violência, cujas estratégias narrativas são voltadas para a concepção de um mundo ficcional pessimista e vingativo, constrói um universo coeso e representativo. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto. |
Palabras clave : | Cinema Narrativa Novo cinema coreano Gêneros cinematográficos Poética do cinema Park Chan-Wook Trilogia da vingança |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27266 |
Fecha de publicación : | 6-sep-2018 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_SYMPATHYFORVENGEANCE_HUMBERTOLIMA....pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.