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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Serafim, José Francisco | - |
dc.contributor.author | Lima, Humberto Lima Saldanha Magalhães | - |
dc.creator | Lima, Humberto Lima Saldanha Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T21:01:42Z | - |
dc.date.available | 2018-09-06T21:01:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27266 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo identificar como são construídas narrativamente as obras concernentes à Trilogia da vingança, composta por Sympathy For Mr. Vengeance (Boksuneun Naui Geot,, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Sympathy For Lady Vengeance (Chinjeolhan Geumja-si, 2005). Os filmes foram dirigidos pelo cineasta sul-coreano Park Chan-wook e dentro de sua filmografia são aqueles que melhor contemplam as singularidades de sua obra, uma vez que seu estilo está impresso na construção plástica, narrativa e temática. Sendo assim, a proposta é examinar como certos elementos se organizam internamente no corpus escolhido, a fim de provocar efeitos no âmbito da apreciação. Nesse sentido, a pesquisa foi guiada por dois principais pressupostos teóricos, os conceitos de narrativa de influência Neoformalista, trabalhados pelo pesquisador David Bordwell, além dos preceitos inerentes à metodologia Poética do Cinema, desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes, cuja premissa considera o filme um conjunto de estratégias construído para suscitar determinados ânimos no espectador. Aliado a essas perspectivas, parte-se do pressuposto que a construção narrativa dialoga com aspectos inerentes ao gênero cinematográfico terror, já que a violência é recorrente nos filmes em questão. Imagens de torturas e assassinatos confirmam tal suposição, pois, a condição essencial para tal categoria genérica é a presença de um perigo iminente passível de ser provocado por uma ação humana. Com a análise da obra de Park, busca-se demonstrar como a utilização de uma poética atrelada à violência, cujas estratégias narrativas são voltadas para a concepção de um mundo ficcional pessimista e vingativo, constrói um universo coeso e representativo. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Novo cinema coreano | pt_BR |
dc.subject | Gêneros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject | Poética do cinema | pt_BR |
dc.subject | Park Chan-Wook | pt_BR |
dc.subject | Trilogia da vingança | pt_BR |
dc.title | Sympathy for vengeance: o universo narrativo e aterrorizante de Park Chan-Wook na trilogia da vingança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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