Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27162
Tipo: Dissertação
Título: Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade
Autor(es): Brito, Marcelo Sousa
Autor(es): Brito, Marcelo Sousa
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.
Cette dissertation a comme objectif raconter l´histoire d´une ville à partir du rencontre entre un individu et un lieu cher à lui, en faisant une lecture de ce lieu bien gardé et caché dans la memoire. En ayant comme prémice l´éxistence de ce “lieu” un dialogue entre le théâtre et la ville a été établi, en utilisant la ville de Itambé, au sud-est baianais, comme “laboratoire” pour la construction d´un text qui puisse envahir cette ville avec une autre histoire, l´histoire de celui qui vit ce space urbain. Le chemins utilisés pour accomplir les objectifs ont été diversifiés et, pour autant, le travail a été centré en méthodologies participatives qui visent à la construction collective de connaissance, à partir de la convivialité avec les habitants. Pour cela, la Phénoménologie de la Perception de Maurice Merleau-Ponty a eu une fondamentale importance dans la construction de cette dramaturgie de l´espace, à partir des reflexions sur les phénoménes existentes dans la relaction entre l´individu et le lieu où il habite. Auteurs comme Beatriz SARLO, Antônio ARAÚJO, André CARREIRA, Peter BROOK, Hannah ARENDT et Jean-Pierre RYNGAERT ont été très importants pour approfondir la théorie dans l´étude de la memoire, de l´action, du discours et du cotidien dans la dramaturgie contemporaine. Dans la deuxième partie de la recheche, les dépositions ont été reunis et, avec la communauté, un text dramatique a été créé, en racontant l´histoire de ce lieu et en présentant les questions actuelles des habitants, dans une action scènique fragmentée pour toute la ville.
Palavras-chave: Fenomenologia
Dramaturgia
Teatro
Cidade
Ação cênica
Phénoménologies
Dramaturgies
Ville
Actions scéniques
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162
Data do documento: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao_Final_CD.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.