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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27157
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Oficina/intervenção Teia: percurso cartográfico de um processo somático-performativo |
Autor : | Salvador, Lenine Guevara Oliveira e |
metadata.dc.creator: | Salvador, Lenine Guevara Oliveira e |
Resumen : | Essa dissertação é uma proposta de percurso e mapeamento das matérias artísticas e intelectuais que compuseram a criação (concepção, presença, e formação) da oficina/intervenção Teia. Essa criação aconteceu diferentemente em cada experiência, através das características subjetivas e coletivas em cada grupo que a compôs. A abordagem que guiou essa pesquisa possuiu três linhas, em que a estrutura escrita emergiu da imagem conceptiva da oficina/intervenção Teia, em conexão à proposta do procedimento de literalização da relação conceitual entre a teia e a aranha. Essa invenção teórico-prática foi engendrada através da conexão entre duas abordagens epistemológicas: a Pesquisa Somático-Performativa e a cartografia, em que a imagem da pele foi a superfície de contato entre ambas as abordagens. Esse modo de proceder apoiou a observação sobre a presença em estados de desestabilização e distanciamento com valores de oposição e reverberou em autores contemporâneos na área de teatro e de dança em interstício com a performance, compondo o campo no qual a oficina/intervenção Teia está inserida. Especificamente, foi possível a observação de dois processos criativos distintos em minha trajetória que refletiram em diferentes modos de criação da presença contidos nesta criação: o primeiro foi influenciado por uma presença que é criada através da ênfase na mediação material e o segundo por uma presença em suspensão do self, ondulando entre produção de presença e ausência. Dessa maneira, a experiência criativa foi enfocada na conexão entre cada grupo, um efeito potencializado pelo elástico branco: o material mediador entre os corpos dos agentes que participaram, formando-se assim, um corpo coletivo. Considero entremeios, uma tessitura que conseguiu identificar o “módus artítico” com o qual operei essa criação, refletidos no acompanhamento de um percurso dissertativo, composto por intercessores que desestabilizaram a divisão entre formação, criação e pesquisa dentro e fora da Academia. |
Palabras clave : | Conexão Corpo Literalização Cartografia Somático-performativo Presença Ausência Efeito Encontro Conection Body Literalization Cartography Somatic-performative Presence Absence Effect Encount |
metadata.dc.subject.cnpq: | Lingüística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27157 |
Fecha de publicación : | 30-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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