https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27153
Tipo: | Dissertação |
Título: | Por uma prática curatorial mediadora e colaborativa em artes cênicas |
Autor(es): | Assis, Marcelo Felipe Moreira de |
Autor(es): | Assis, Marcelo Felipe Moreira de |
Abstract: | Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo problema é a formulação de uma prática
curatorial em artes cênicas. A hipótese é que as noções de mediação e colaboração,
oriundas respectivamente da curadoria em artes visuais e das práticas artísticas em
artes cênicas, podem contribuir à formulação de uma prática curatorial em artes
cênicas. A abordagem de caráter construtivista adotou procedimentos de teoria
fundamentada. Foram identificadas transformações e tendências da prática
curatorial na história da curadoria em artes visuais no Brasil e no exterior, analogias
entre a curadoria em artes visuais e artes cênicas e, a partir de uma reflexão sobre a
emergência da prática curatorial nestes campos, explorou-se o conceito de curador
mediador. Seguindo a evidência de que a prática artística provoca transformações
na prática curatorial, discutiram-se as produções de artes cênicas na
contemporaneidade a partir das noções de Teatro Performativo, enfatizando
aspectos da cena contemporânea tributários das performances e happenings. A
questão da alteridade inscrita na participação e colaboração foi abordada na
perspectiva da "arte participativa", destacando seus pressupostos políticos.
Concluiu-se que a construção de uma prática curatorial atenta ao pressuposto da
emancipação é um exercício de alteridades, deslocamentos constantes entre as
posições usualmente estabelecidas pelos envolvidos, para a produção de um
contexto tão performativo quanto o teatro com o qual dialoga. A hipótese inicial foi
confirmada com a formulação de uma proposta de curador mediador colaborador em
artes cênicas que promova ambientes de diálogo, potencializando múltiplas cadeias
de tradução. Cela est une recherche qualitative, dont le problème est la formulation d'une pratique de commissariat dans les arts de la scène. L'hypothèse est que les notions de médiation et de collaboration, provenant respectivement du commissaire en arts visuels et des pratiques artistiques dans les arts de la scène, peuvent contribuer à la formulation d'une pratique du commissariat dans les arts de la scène. L'approche constructiviste adoptée des procédures de la théorie fondée. Les changements et les tendances en matière du curating ont été identifiés dans l'histoire des arts visuels au Brésil et à l’étranger, des analogies entre le commissariat en arts visuels et arts du spectacle, et a partir d'une réflexion sur l'émergence de la pratique du curating dans ces domaines, on a exploré le concept de commissaire médiateur. Après la preuve que la pratique artistique provoque des changements dans la pratique du commissaire, on a discutées les productions en arts de la scène contemporaines les notions du théâtre performatif, en soulignant les aspects de la scène contemporaines influencé par la performance et le happening. La question de l'altérité ancré sur la participation et la collaboration a été approché du point de vue de «l'art participative", en soulignant leurs fondements politiques. Il a été conclu que la construction d'une pratique curatoriale attentif à l'émancipation est un exercice de l'altérité, les changements constants entre les positions généralement établies par les personnes concernées, pour la production d'un contexte aussi performative que le théâtre avec lesquels dialogues. L'hypothèse de départ a été confirmée par la formulation d'une proposition d'un commissaire médiateur collaborateur dans les arts de la scène que puisse promouvoir des environnements de dialogue pour potentialiser multiples chaînes de traduction. |
Palavras-chave: | Artes cênicas Curador (Artes) Mediação Curadoria Práticas Colaborativas Commissariat Arts de la Scène Pratiques Collaboratives Médiation |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27153 |
Data do documento: | 30-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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