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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Luiz Cláudio Cajaíba-
dc.contributor.authorAssis, Marcelo Felipe Moreira de-
dc.creatorAssis, Marcelo Felipe Moreira de-
dc.date.accessioned2018-08-30T13:46:53Z-
dc.date.available2018-08-30T13:46:53Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.date.submitted2015-08-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27153-
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa qualitativa, cujo problema é a formulação de uma prática curatorial em artes cênicas. A hipótese é que as noções de mediação e colaboração, oriundas respectivamente da curadoria em artes visuais e das práticas artísticas em artes cênicas, podem contribuir à formulação de uma prática curatorial em artes cênicas. A abordagem de caráter construtivista adotou procedimentos de teoria fundamentada. Foram identificadas transformações e tendências da prática curatorial na história da curadoria em artes visuais no Brasil e no exterior, analogias entre a curadoria em artes visuais e artes cênicas e, a partir de uma reflexão sobre a emergência da prática curatorial nestes campos, explorou-se o conceito de curador mediador. Seguindo a evidência de que a prática artística provoca transformações na prática curatorial, discutiram-se as produções de artes cênicas na contemporaneidade a partir das noções de Teatro Performativo, enfatizando aspectos da cena contemporânea tributários das performances e happenings. A questão da alteridade inscrita na participação e colaboração foi abordada na perspectiva da "arte participativa", destacando seus pressupostos políticos. Concluiu-se que a construção de uma prática curatorial atenta ao pressuposto da emancipação é um exercício de alteridades, deslocamentos constantes entre as posições usualmente estabelecidas pelos envolvidos, para a produção de um contexto tão performativo quanto o teatro com o qual dialoga. A hipótese inicial foi confirmada com a formulação de uma proposta de curador mediador colaborador em artes cênicas que promova ambientes de diálogo, potencializando múltiplas cadeias de tradução.pt_BR
dc.description.abstractCela est une recherche qualitative, dont le problème est la formulation d'une pratique de commissariat dans les arts de la scène. L'hypothèse est que les notions de médiation et de collaboration, provenant respectivement du commissaire en arts visuels et des pratiques artistiques dans les arts de la scène, peuvent contribuer à la formulation d'une pratique du commissariat dans les arts de la scène. L'approche constructiviste adoptée des procédures de la théorie fondée. Les changements et les tendances en matière du curating ont été identifiés dans l'histoire des arts visuels au Brésil et à l’étranger, des analogies entre le commissariat en arts visuels et arts du spectacle, et a partir d'une réflexion sur l'émergence de la pratique du curating dans ces domaines, on a exploré le concept de commissaire médiateur. Après la preuve que la pratique artistique provoque des changements dans la pratique du commissaire, on a discutées les productions en arts de la scène contemporaines les notions du théâtre performatif, en soulignant les aspects de la scène contemporaines influencé par la performance et le happening. La question de l'altérité ancré sur la participation et la collaboration a été approché du point de vue de «l'art participative", en soulignant leurs fondements politiques. Il a été conclu que la construction d'une pratique curatoriale attentif à l'émancipation est un exercice de l'altérité, les changements constants entre les positions généralement établies par les personnes concernées, pour la production d'un contexte aussi performative que le théâtre avec lesquels dialogues. L'hypothèse de départ a été confirmée par la formulation d'une proposition d'un commissaire médiateur collaborateur dans les arts de la scène que puisse promouvoir des environnements de dialogue pour potentialiser multiples chaînes de traduction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectCurador (Artes)pt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectPráticas Colaborativaspt_BR
dc.subjectCommissariatpt_BR
dc.subjectArts de la Scènept_BR
dc.subjectPratiques Collaborativespt_BR
dc.subjectMédiationpt_BR
dc.titlePor uma prática curatorial mediadora e colaborativa em artes cênicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSoares, Luiz Cláudio Cajaíba-
dc.contributor.refereesSantos, Gláucio Machado-
dc.contributor.refereesVergara, Luiz Guilherme de Barros Falcão-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

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