Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27069
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A consciência corporal que antecede a cena: aspectos anatômicos e cinesiológicos das ações físicas na preparação do ator
Autor : Silva, Emerson Almeida Silva e
metadata.dc.creator: Silva, Emerson Almeida Silva e
Resumen : Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel.
This thesis aims to analyze and present possibilities to facilitate body awareness actor for the performance of the scene, leaning on the concepts of anatomy and kinesiology. It starts from the assumption that the actor, to know its structure, stimulates your body perception and awareness of movements needed to create the role. In the Performing Arts field the research is based on the idea of providing the actor's training through body techniques that lead to increase the knowledge of himself to achieve readiness needed for staging and its axis is the work of physical actions referenced by Method of Physical Actions of Stanislavsky, Grotowski Laboratory Theatre and the Theatrical Anthropology Barba. Beyond references and theorists cross the search, characterized as a case study with a descriptive and qualitative approach, discusses and questions, through reports of actors and practical experiments carried out in rehearsal rooms, if the inclusion of content related to organic construct the human body in the context of preparation, from the point of view of anatomy and kinesiology, with the support of Pilates and Global Postural Reeducation (RPG), may provide the actor to access the body awareness in order to facilitate the composition process of physical actions over the development of a scenario.
Palabras clave : Atores - Treinamento
Representação teatral
Corpo humano - Movimento
Corpo como suporte da arte
Método (Representação teatral)
Anatomia humana
Cinesiologia
Movimento (Representação teatral)
Movement (Acting)
Actors - Training of
Human body - Moviment
Physical Actions
Human anatomy
Kinesiology
Method (Acting)
Acting
Body art
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27069
Fecha de publicación : 24-ago-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Emerson Almeida PPGAC 2015.pdf10,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.