Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27044
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Belém apaixonada: a construção do corpo nos processos performáticos das paixões de Cristo em Belém do Pará
Autor : Amorim, Ana Karina Jansen de
metadata.dc.creator: Amorim, Ana Karina Jansen de
Resumen : RESUMO Esta dissertação trata de um estudo sobre a paixão de Cristo na cidade de Belém, através de um estudo comparativo entre dois espetáculos: Paixão de Cristo, do grupo Aldeart e Paixão Barata e Madalenas, montagem da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Esta pesquisa investiga os processos performáticos de seus criadores, os atores/performers, na criação do signo corporal e estético, aqui nomeado corpo devoto. Os objetivos do trabalho foram: Identificar através de estudo comparativo os diversos formatos, organizações, características e princípios da paixão de Cristo contemporânea; Cartografar as diversas figurações estéticas que compõem o imaginário mitológico e/ou urbano em que se insere e se articula a paixão de Cristo e seus atores/performers; Identificar os princípios e as leis que regem a elaboração dos signos corporais e estéticos (corpo devoto) em cada universo artístico. Para tanto, traçamos como lente teórica fundantes da análise a semiótica peirceana, os estudos da performance de Richard Schechner e a teoria da complexidade com seu conceito de noosfera. Os estudos elaborados por esta pesquisa permitiram mapear os diversos formatos das paixões que se apresentam na cidade de Belém, bem como as diferentes formas que o sacrifício se traduz na região, e analisa os princípios em que se fundamentam os corpos devotos nos dois espetáculos.
SUMMARY This dissertation treats of a study on Christ's passion in Belém city, through a comparative study among two shows: Paixão de Cristo, of the group Aldeart and Paixão Barata e Madalenas, assembly of the Escola de Teatro e Dança da UFPA. This research investigates their creators' processes performáticos, the actores/performers, here in the creation of the corporal and aesthetic sign nominated devoted body. The objectives of the work were: To identify through comparative study the several formats, organizations, characteristics and beginnings of the passion of contemporary Cristo. Map the several aesthetic figurations that it composes the imaginary mythological and/or urban in that he/she interferes and he/she pronounces the Cristo passion and their atores/performers. to Identify the beginnings and the laws that govern the elaboration of the corporal and aesthetic signs (devoted body) in each artistic universe. For so much, we drew as lens theoretical fundantes of the analysis the semiotics peirceana, to the studies of Richard Schechner's performance and the theory of the complexity with noosfera concept. The studies elaborated by this research allowed to map the several formats of the passions that come in the city of Belém, as well as the different forms that the sacrifice translates himself in the area and it analyzes the beginnings in that the devoted bodies are based in the two shows.
Palabras clave : signo corporal
signo estético
corpo devoto
processos performáticos
corporal sign
aesthetic sign
devoted body
processes performáticos
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27044
Fecha de publicación : 23-ago-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Belém Apaixonada Um - Elementos pré-textuais.docPARTE 180 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Belém Apaixonada Dois - Elementos textuais.docPARTE 23,67 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.