Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26963
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
Authors: Motta, Gustavo da Silva
Quintella, Rogério Hermida
Melo, Daniel Reis Armond de
metadata.dc.creator: Motta, Gustavo da Silva
Quintella, Rogério Hermida
Melo, Daniel Reis Armond de
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfica demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identificou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina "Jogos de Empresas" (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
Keywords: Jogos de empresas
Formação em administração
Componente curricular
Didática
Ensino de administração
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26963
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.