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dc.contributor.authorMotta, Gustavo da Silva-
dc.contributor.authorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.creatorMotta, Gustavo da Silva-
dc.creatorQuintella, Rogério Hermida-
dc.creatorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.date.accessioned2018-08-15T20:48:44Z-
dc.date.available2018-08-15T20:48:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26963-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfica demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identificou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina "Jogos de Empresas" (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302012000300004pt_BR
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.subjectFormação em administraçãopt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino de administraçãopt_BR
dc.titleJogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 19, n. 62, p. 437-452pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

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